8M Pelotas realiza ato em homenagem a vítimas de feminicídio e por justiça neste sábado (24)
Neste sábado (24), a Frente Feminista 8M Pelotas, da qual a ADUFPel faz parte, irá realizar, a partir das 10h, no Chafariz do Calçadão, um ato público que busca denunciar a escalada da violência de gênero e homenagear vítimas de feminicídio.
Com o lema “Parem de nos matar”, o protesto une diferentes coletivos, entidades sindicais e movimentos sociais da cidade em um chamado por justiça, proteção e políticas públicas eficazes. A manifestação tem como objetivo pressionar o poder público a agir de forma mais contundente no combate à violência contra mulheres e na responsabilização dos agressores.
Mais do que um protesto, o ato é um momento de memória e resistência, dando visibilidade às vidas brutalmente interrompidas por companheiros, ex-companheiros e homens que não toleram a autonomia feminina.
Feminicídio no Brasil
O Brasil registrou 1.463 feminicídios em 2023, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sendo o maior número desde que esse tipo de crime passou a ser contabilizado separadamente, em 2015. Isso significa que, em média, uma mulher foi morta a cada 6 horas apenas por ser mulher. A maioria das vítimas era negra e morta dentro de casa. Esses números evidenciam o quanto a luta é urgente e inadiável.
Serviço
O quê: Ato público pelo fim da violência contra as mulheres
Quando: Sábado (24/05), às 10h
Onde: Chafariz do Calçadão, Pelotas
Realização: Frente Feminista 8M Pelotas
Texto: Assessoria de Imprensa ADUFPel, com informações de 8M Pelotas e RádioCom