ADUFPel participa de ato contra o desmonte do IPE e por reposição salarial do funcionalismo estadual
Na tarde desta sexta-feira (04), representantes da diretoria da ADUFPel marcaram presença no Ato Regionalizado promovido pela Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, realizado no Largo do Mercado Público de Pelotas.
A manifestação integrou uma série de mobilizações em defesa da recomposição salarial de 12,14% do funcionalismo estadual, contra o desmonte do IPE Saúde e em defesa dos direitos que pertencem a toda sociedade. O protesto reuniu educadoras/es, estudantes e apoiadoras/es da educação pública.
Desmonte do IPE
O IPE Saúde, que atende cerca de 1 milhão de servidores/as e seus dependentes, sofre com o descredenciamento de profissionais e a precarização dos serviços. A atual política adotada pelo governo Leite (PSD) tem comprometido o atendimento e penalizado quem sempre sustentou o Instituto.
O CPERS defende urgência em ampliar a rede de médicos para garantir atendimento digno. Segundo a entidade, a falta de especialistas é um problema latente em todo o Rio Grande do Sul, ocasionando transtornos aos associados que necessitam ir a Porto Alegre por não terem atendimento especializado em suas regiões. Essa é uma luta do Sindicato há mais de 20 anos.
Recomposição salarial
Além disso, servidores/as estão há 11 anos sem aumento real e têm cobrado a reposição salarial de 12,14% para toda a categoria, incluindo aposentadas/os, e a ampliação do processo de promoções, suspenso desde 2014.
Texto: Assessoria de Imprensa ADUFPel, com informações de CPERS
Fotos: ADUFPel