ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Diretoria da ADUFPel participa de audiência sobre os rumos do Plano Nacional de Educação (PNE)

Na noite desta segunda-feira (12), foi realizada na Câmara de Vereadores de Pelotas uma audiência pública para discutir os rumos do Plano Nacional de Educação (PNE), proposta pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL, que trouxe como questionamento: o que queremos para a educação pelotense? 


A ADUFPel foi convidada para o debate e a segunda vice-presidente, Valdelaine da Rosa Mendes, compôs a mesa, trazendo suas contribuições sobre o tema que tem uma enorme relevância na educação brasileira, justamente por definir metas e estratégias para a educação no país como um todo, da infantil à pós-graduação, por um período de 10 anos.


Segundo Valdelaine, é muito importante que esse tipo de atividade seja permanentemente promovida pela Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação, universidades e sindicatos, pois é fundamental que esse direito possa seja exigido e assegurado ao conjunto da população, que essas metas sejam, de fato, cumpridas e que recursos sejam adequadamente destinados à educação. O Plano Nacional de Educação vigorou por 10 anos e foi prorrogado, então, até o final de 2025. 


“É muito importante a gente ter a participação da sociedade nesse acompanhamento, nesse monitoramento dos planos. A gente não tem, no Brasil, levantamentos consistentes sobre o que foi alcançado, nem no primeiro Plano de Educação, que vigorou de 2001 a 2011, nem com relação a 2014-2024, então, seria muito importante que os municípios, os estados e a União produzissem dados e diagnósticos para apontar o que foi cumprido, porque essa é a base para a elaboração de políticas públicas que deem conta de atender o direito à educação", ressaltou a diretora.

Veja Também

  • relacionada

    Após ocupar direção do INSS, categoria consegue reverter falta injustificada grevistas

  • relacionada

    Prazo para envio de textos ao caderno do 15º Conad Extraordinário vai até 16/9

  • relacionada

    Amazônia pede socorro: seca extrema e grande número de incêndios afetam a região

  • relacionada

    Manifestações que marcam os 30 anos do Grito dos Excluídos e Excluídas ocorrem neste sábad...

  • relacionada

    Maior ação de combate ao trabalho escravo liberta 593 trabalhadores e trabalhadoras no paí...

  • relacionada

    Fonasefe critica portaria do MGI que trata de reestruturação de carreira

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.