ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Setor das Federais do ANDES-SN aprova calendário nacional de lutas

A ADUFPel esteve presente na Reunião Conjunta do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e do Grupo de Trabalho Carreira do ANDES-SN, realizada nos dias 11, 12 e 13 de abril, no Rio de Janeiro. A entidade foi representada pelo professor Luiz Henrique Schuch.

O encontro, aprovado durante o último Congresso do Sindicato Nacional, teve como objetivo avaliar os desafios que se colocam diante da atual conjuntura de mudanças nas normas que regulam o trabalho e a remuneração de docentes. Um dos principais temas discutidos foi o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), abordado enquanto instrumento de equivalência remuneratória à titulação acadêmica. 

Outro ponto central da reunião foi a defesa da democratização na escolha de reitores, com a proposta de fim da lista tríplice para a nomeação dos dirigentes das instituições federais. Também foram debatidas interferências externas que ameaçam a autonomia universitária.

Como encaminhamento, foi aprovado um calendário nacional de lutas para o próximo período, visando fortalecer a mobilização da categoria em defesa da carreira docente e da autonomia universitária.


Texto: Assessoria de Imprensa ADUFPel 

Veja Também

  • relacionada

    19 de Abril – Dia de Resistência dos Povos Indígenas

  • relacionada

    Recomposição salarial é resultado de luta e mobilização

  • relacionada

    17 de abril: Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária

  • relacionada

    Não esqueça a data e o local: 17 de maio, no Clube Diamantinos

  • relacionada

    68º Conad será realizado de 11 a 13 de julho em Manaus (AM)

  • relacionada

    Setor das Federais do ANDES-SN aprova calendário nacional de lutas

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.