ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Assembleia da ADUFPel repudia conduta da reitoria da UFPel sobre o calendário acadêmico

Nesta quarta-feira (03), em Assembleia Geral (AG) Extraordinária da ADUFPel, docentes repudiaram a conduta desrespeitosa da atual gestão da UFPel em relação a deliberações sobre assuntos que afetam a comunidade, como o retorno às atividades docentes e a estruturação do calendário acadêmico do corrente ano. Também aprovaram a delegação que irá representar a seção sindical no 67º Conad do ANDES-Sindicato Nacional. 


Na mesma data da AG, o Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) aprovou o cronograma de aulas para a recuperação do calendário após o fim da greve docente, cuja proposta foi apresentada para apreciação pela reitoria da Universidade. 


O assunto foi pautado em um dia da semana fora das costumeiras rotinas de trabalho do Conselho e, dessa forma, inviabilizou um diálogo mais aprofundado dos representantes do órgão colegiado com seus representados.


Diante da postura unilateral da reitoria da UFPel, professores e professoras decidiram se posicionar formalmente e aprovaram a divulgação da seguinte nota:


Nota da assembleia da ADUFPel sobre o calendário acadêmico


Durante a Assembleia realizada no dia 28 de junho de 2024, nas dependências da ADUFPel, houve a deliberação coletiva pelo término da greve docente e o retorno às atividades das professoras e dos professores, marcado para o dia 8 de julho.


Na ocasião, ficou decidido que o Sindicato encaminharia um documento à Reitoria da UFPel para comunicar a decisão e, ainda, solicitar uma audiência para tratar de dois assuntos, quais sejam: o retorno às atividades docentes e a estruturação do calendário acadêmico do corrente ano. 


Na contramão do que historicamente tem sido registrado durante greves docentes na UFPel, a atual gestão não manifestou formalmente disposição para dialogar sobre o assunto. Além disso, apresentou uma proposta de calendário a ser apreciada no COCEPE, cuja reunião foi marcada para um dia da semana fora das costumeiras rotinas de trabalho do Conselho. 


Com isso, a atual gestão inviabilizou quaisquer discussões aprofundadas dos representantes do órgão colegiado para com seus representados. 


Trata-se de uma conduta desrespeitosa para com uma categoria de trabalhadoras/es e com um Sindicato que sempre, ao longo de décadas, comprometeram-se em recuperar os trabalhos não realizados durante uma greve. Mais que isso, a decisão destoa da tradição democrática da UFPel e ratifica a postura de não dialogar com docentes, técnicas/os e estudantes para, coletivamente, a Instituição deliberar sobre a melhor forma de organizar o retorno às atividades. 


Sobre o assunto, faz-se necessário lembrar que um grupo político, qualquer que seja, que legalmente esteja à frente de uma instituição pública de ensino superior, deve cumprir com aquilo que a comunidade universitária deseja e não tomar decisões unilaterais.


Neste sentido, a Assembleia das/os Docentes ADUFPel vem a público novamente repudiar a conduta da atual gestão da UFPel, desta vez pela deliberação sobre assuntos importantes para a vida de toda a comunidade universitária sem contar com a participação dos segmentos.


Diretoria ADUFPel


67º Conad

A delegação que irá representar a ADUFPel no 67º Conad do ANDES-SN terá 8 pessoas, sendo o professor Carlos Mauch como delegado e como observadores e suplentes de delegado na respectiva ordem: Regiana Wille, Valdelaine Mendes, Elaine Neves, Norlai Azevedo, Celeste Pereira, Fernanda Figueira, Francisco Vitória, aprovados por unanimidade. 


O evento acontece entre os dias 26 a 28 de julho na cidade de Belo Horizonte (MG), com a organização do Sindicato de Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Sindcefet/MG - Seção Sindical do ANDES-SN). Instância de deliberação da categoria docente, terá como tema central "Fortalecer o ANDES-SN na luta por orçamento público, salário e em defesa da natureza".


Assessoria de Imprensa ADUFPel

Foto: Assessoria de Imprensa ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Em novembro, ANDES-SN realiza seminário e curso de formação sindical sobre os 60 anos do g...

  • relacionada

    CCJ do Senado adia análise do Marco Temporal para outubro

  • relacionada

    Lira atropela e reforma da reforma do Ensino Médio é aprovada na Câmara dos Deputados

  • relacionada

    Esquerda surpreende ao vencer eleições na França e freia ascensão da extrema direita

  • relacionada

    Confira o Caderno de Textos do 67º Conad do ANDES-SN

  • relacionada

    ANDES-SN defende, na Câmara dos Deputados, dispensa do registro nos Crefs para o exercício...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.