Conselho de Representantes da ADUFPel debate precarização na UFPel
O Conselho de Representantes (CR) da ADUFPel reuniu-se na última sexta-feira (19) para discutir os graves efeitos da precarização na UFPel e pautas que farão parte da Assembleia Geral desta terça-feira (23).
Nos informes, o segundo vice-presidente da Seção Sindical, Luiz Henrique Schuch, destacou a reta final da campanha do Plebiscito Popular, que se encerra em 12 de outubro, e a mobilização contra a Reforma Administrativa, em andamento em todo o país. O docente informou que a ADUFPel participará do “Mundo UFPel 2025” - evento que transforma a Universidade em uma grande experiência aberta ao público - na próxima quarta-feira (24), com bancas do Plebiscito.
Também foram repassadas informações sobre o XXVII Encontro da Regional RS do ANDES-SN, que ocorre em Porto Alegre nos dias 10 e 11 de outubro, além de estudos em andamento sobre orçamento da Universidade e Fundações de Apoio.
O principal ponto de pauta foi o debate sobre a precarização na UFPel, quando professores e professoras relataram problemas graves em infraestrutura e condições de trabalho, como salas de aula sem climatização, bibliotecas ameaçadas de fechamento por falta de servidores/as, exploração de terceirizados/as e adoecimento crescente de estudantes e trabalhadores/as. A desestruturação da UFPel foi analisada como parte de um projeto mais amplo de mercantilização da educação pública.
Na preparação para a próxima Assembleia Geral, ficou combinado que a diretoria apresentará informes sobre ações judiciais, Plebiscito Popular, estratégias de mobilização contra a Reforma Administrativa, a assinatura da carta pública dos Movimentos Populares e Ambientais sobre os impactos do decreto que afeta as terras baixas e reforçou a importância de a ADUFPel voltar a participar do Fórum da Democracia Ambiental de Pelotas (FDAM).
Entre os encaminhamentos, o CR indicou a divulgação das mobilizações contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia, a convocação urgente de Grupos de Trabalho (GTPE, GTSSA e Verbas e Fundações) e a elaboração de uma campanha ou dossiê sobre a precarização na UFPel. Também ficou definida a realização de reuniões quinzenais, com encontros já marcados para 1º e 16 de outubro, sempre às 18h, na sede da ADUFPel. Texto e fotos: Assessoria de Imprensa ADUFPel