ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

1ª Conferência Popular Municipal para debater a educação em tempos de pandemia inicia nesta terça-feira (22)

Entre os dias 22 e 25 de junho, irá ocorrer a 1ª Conferência Popular Municipal do Uni Pelotas - Comunidade Escolar em Luta, que completou um ano de existência em junho. O evento, online e gratuito, reunirá especialistas e comunidade escolar para debater diversos assuntos relacionados à educação pública e que estão em voga, bem como formas de superar os obstáculos. 


A Conferência objetiva promover a articulação coletiva para o enfrentamento da Covid-19 entre a comunidade escolar, movimentos sociais, associações, sindicatos, conselhos, universidades, frentes parlamentares e serviços públicos. A ideia é ampliar o diálogo e a reflexão para que juntos construam uma educação, neste momento de pandemia, sem excluir a proteção social e a garantia da vida. 


Ao longo de quatro mesas, transmitidas pelo YouTube da RádioCom e do jornal O Coletivo, serão abordados temas como: os impactos da reabertura das escolas em período de insegurança sanitária; mobilização necessária para enfrentamento da Covid-19 e contra o desmonte da educação pública; articulações intersetoriais necessárias para  assegurar proteção social e garantia da vida da comunidade escolar; educação e participação social; educação e ensino remoto, entre outros. Para participar das discussões do evento, é necessário fazer uma inscrição prévia, clicando aqui


Pela ADUFPel, uma das apoiadoras do evento, irá participar a presidente Regiana Wille. A docente estará presente na mesa de quarta-feira, às 19h, que trata de “Educação e participação social - mobilização necessária para enfrentamento da Covid-19 e contra o desmonte da educação pública”. 


Segundo ela, a pandemia contribuiu para piorar uma situação que já não era favorável, e diante disso ressaltou: “É preciso que todos os envolvidos/as e também outras entidades que defendem as pautas da educação possam ampliar essas questões. A atuação do Uni reforça a necessidade de se ouvir também os envolvidos, através da participação social, garantindo uma educação pública, democrática de e qualidade sem excluir a proteção à vida”. 


Apoio

A 1ª Conferência Popular Municipal conta com o apoio e parceria de: Rádio/Jornal O Coletivo, ASGAPE - Associação Gaúcha de Apoio e Benefícios, ADUFPel, IMA - Instituto de Estudos Políticos Mário Alves, Fórum Gaúcho de Saúde Mental, Fórum Municipal de Defesa da Saúde Mental de Pelotas-RS, COMPOVO, AISA - Ação Integrada Saúde e Assistência, FaE - Faculdade de Educação UFPEL, GDISPEN - Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear da UFPel, PPGEnf - Programa de Pós Graduação em Enfermagem UFPEL, Fórum Popular Permanente de Cultura de Pelotas, ÉLEEKO - Núcleo de estudos e Pesquisa UFPEL/UFRGS, Coletiva Mulheres que Ouvem Vozes, AUSSMPE - Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas, Canal Conta Comigo, Coletivo Infância Viva, SINDRAEDS - Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sapiranga, Coletivo Povaréu Sul Eixo Pelotas, APG - Pós Graduands UFPEL na Luta, FEN - Faculdade de Enfermagem UFPEL, Rádio Pelotense, Outras Vozes, RádioCom, Jornal do Laranjal, Conexões.


O Uni Pelotas

O Uni é um movimento social que unificou as três frentes da comunidade escolar - profissionais da educação, estudantes e mães, pais e responsáveis - da Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas, para dar voz às demandas diante da crise sanitária que está posta. Sua frente de atuação acontece, prioritariamente, para garantir a participação social nas tomadas de decisões, um processo democrático e uma educação pública e de qualidade sem excluir a proteção à vida.


Programação


22/06 - TERÇA

19:00 - Cerimônia de abertura

19:10 - Mesa de Abertura - Impactos da reabertura das escolas em período de insegurança sanitária.


23/06 - QUARTA

14h - Mesa 1: Articulações intersetoriais necessárias para  assegurar proteção social e garantia da vida da comunidade escolar.

19:00 - Mesa 2: Educação e participação social - mobilização necessária para enfrentamento da Covid-19 e contra o desmonte da educação pública. 


24/06 - QUINTA

19:00 - Mesa 3: Educação e ensino remoto: como ofertar educação em tempos de pandemia sem reforçar a exclusão e a mercantilização da educação.


25/06 - SEXTA

14:00 - Eixos de debate e construção coletiva.


Eixos 

Eixo 1 - Proteção social e garantia da vida -  articulações intersetoriais necessárias à comunidade escolar.

Eixo 2 - Educação e participação social - mobilização necessária para enfrentamento da Covid-19 e contra o desmonte da educação pública.

Eixo 3 - Educação e ensino remoto: como produzir aprendizagem em tempos de pandemia sem reforçar a exclusão e a mercantilização da educação.


17:00 – Encerramento. Apresentação dos Encaminhamentos de cada Eixo.


Observação: Os eixos resultarão da construção coletiva feita através do debate, por isso a discussão acontecerá via Google Meet, sem transmissão. O link de acesso ao eixo será enviado mediante o contato preenchido no formulário. 


Assessoria ADUFPel

Com informações de Uni Pelotas


Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.