ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

41° Congresso do ANDES-SN encerra com desfiliação da CSP-Conlutas e apresentação de quatro chapas para eleições

O último dia do 41° Congresso do ANDES-SN, que ocorreu nesta sexta-feira (10), na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, foi marcado pelo debate que tinha como objetivo decidir pela permanência ou desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas, a apresentação da cidade que sediará o próximo congresso e a apresentação das chapas que vão concorrer às eleições para o Sindicato Nacional.


A votação ocorrida na tarde de hoje, deliberou pela desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas. Foram 262 votos a favor do desligamento, 127 votos pela permanência e 7 abstenções. A presidenta da ADUFPel, Regiana Wille lembrou que o ANDES-SN sempre foi um sindicato classista, de luta e isso significa estar junto aos outros movimentos de trabalhadores e trabalhadoras, principalmente da educação. 


“A partir de agora, teremos que definir se estaremos sozinhos ou se nós estaremos filiados a outra central, é importante que o sindicato nacional dos docentes esteja na luta maior, que ele não esteja sozinho e isolado. Nós precisaremos fazer uma discussão e debater onde nós ficaremos enquanto sindicato nacional”, afirmou Regiana, que participou do Congresso como delegada da diretoria.


Nesta sexta-feira, também foi apresentada a cidade que vai sediar o 42°Congresso do ANDES-SN, a próxima edição, que ainda não tem data definida, vai acontecer em Fortaleza/CE. A proposta foi anunciada à plenária pela Diretoria da ADUFC-Sindicato e votada no dia de encerramento do encontro. “Fortaleza é uma cidade com pulsão política e foi um dos polos de resistência contra o fascismo no desgoverno de Jair Bolsonaro. A comunidade da Universidade Federal do Ceará esteve permanentemente mobilizada para enfrentar a intervenção bolsonarista na instituição, agitando a cidade com atos, assembleias unificadas e denúncias à imprensa contra a censura e o autoritarismo ao longo dos últimos anos”, destacou o presidente da entidade, Prof. Bruno Rocha, em ofício ao Sindicato Nacional.


Outro momento importante no quinto dia de encontro, foi a divulgação das quatro chapas que se inscreveram para concorrer nas eleições do Sindicato Nacional, que será nos dias 11 e 12 de maio deste ano. As chapas 1 (ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar), 2 (ANDES-SN Classista e de Luta), 3 (Renova Andes) e 4 (ANDES-SN classista: romper com a capitulação para lutar por salários, direitos e pelo socialismo) se apresentaram aos congressistas e falaram um pouco das suas propostas. 


O Congresso do ANDES-SN é a instância máxima de deliberação da categoria docente, o 41º Congresso tratou, ao longo de cinco dias, pautas importantes como: carreira e reajuste salarial, financiamento das Instituições Públicas de Ensino, adoecimento docente, ensino remoto, entre outras, além de temas da conjuntura nacional e internacional da luta da classe trabalhadora. Pautas que irão guiar as ações da categoria e do Sindicato Nacional no decorrer do ano de 2023.


A delegação da ADUFPel esteve presente e contou com a participação de Regiana Wille (delegada pela diretoria) e Celeste Pereira, Luiz Henrique Schuch, Elaine Neves, Carlos Mauch, Ana Oliveira, Diogo Rios, Valdelaine Mendes e José Carlos Volcato (delegados/as pela base), como observadores/suplentes de delegados/as Adhemar Lourenço, Rose Meri Silva e Fernanda Figueira.


Foto: Nattércia Damasceno

Assessoria ADUFPel, com informações ADUFC-Sindicato

Veja Também

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

  • relacionada

    Contribuição previdenciária de aposentadas, aposentados e pensionistas - o que está em deb...

  • relacionada

    Nota de Repúdio ADUFPel sobre reintegração de posse do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Co...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda fim da greve e o retorno das aulas na UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.