ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

5/12: entidades definem atividades do Dia de Luta em Pelotas

A adesão da categoria à mobilização foi aprovada em Assembleia Geral, ocorrida no dia 20 de novembro, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento aos ataques contra a educação e a liberdade de cátedra.


O dia 5 de dezembro será de luta em todo país em defesa da educação pública. A data foi definida pelas centrais ligadas à educação  diante do agravamento dos ataques à educação pública superior e ao funcionalismo. Em Pelotas, ocorrerão diversas atividades, começando por uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, às 14h, e, às 17h, exibição do documentário Escola Sem Censura em algumas unidades acadêmicas da UFPel.


A Audiência Pública, que irá debater a Base Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio, a democracia e a liberdade de cátedra, é organizada pela ADUFPel-SSind, Sinasefe IFSul, ASUFPel-Sindicato e CPERS, e convocada pelos vereadores Antônio Peres (PSB), Fernanda Miranda (PSOL), Ivan Duarte (PT) e Marcus Cunha (PDT).

Também, como parte das atividades do dia, às 17h, será exibido o documentário “Escola Sem Censura” simultaneamente em três unidades da Universidade. Na Faculdade de Educação (FAE), a apresentação ocorrerá na sala 352 e terá a mediação do vice-presidente da ADUFPel-SSind, Renato Waldemarin. No Campus Anglo, será no auditório da Reitoria, com o diretor José Carlos Volcato. Já no Centro de Artes (CA), acontecerá no auditório 1 (sala 109), com a mediação da presidenta da entidade Fabiane Tejada e a professora Cláudia Brandão, além de debate com os diretores do filme, Rodrigo Duque Estrada (professor substituto de Relações Internacionais da UFPel) e Ricardo Gonçalves Severo (professor de Sociologia da FURG).


O documentário “Escola Sem Censura”, lançado no dia 5 de novembro, aborda o universo ultraconservador do Projeto de Lei Escola Sem Partido (PL 7180/14), as perseguições a professores e professoras e de que forma a rede de atores políticos e organizações ligados à extrema direita brasileira implicam na promoção do projeto. A direção é dos professores Rodrigo Duque Estrada e Ricardo Gonçalves Severo.


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.