ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

A tradicional Marcha Mestra Griô Sirley Amaro acontecerá neste sábado (19)

Para marcar o mês da Consciência Negra como uma importante data de luta e resistência do povo negro brasileiro e celebrar a ancestralidade, em Pelotas será realizada, no dia 19 de novembro (sábado), a tradicional “Marcha Mestra Griô Sirley Amaro: Pela Nossa História e Ancestralidade”. 


O ato é organizado de maneira coletiva por uma série de movimentos sociais e tem apoio de diversas entidades sindicais, entre elas a ADUFPel, e está ligado a outros eventos do município relacionados ao tema, por isso haverá atividades durante todo o dia.


Às 9h, começa a concentração no Altar da Pátria (Avenida Bento Gonçalves) para, a partir das 10h, ter início a caminhada em direção à Praça Cel. Pedro Osório, onde, até as 21h, acontecerá uma feira artística e cultural, com apresentações musicais e de capoeira, roda de conversa, afroempreendedores, contação de histórias para crianças e ocupação ativista.


Mestra Griô Sirley da Silva Amaro

Homenageada da marcha, a Mestra Griô Sirley da Silva Amaro (1936-2020) foi uma pelotense carnavalesca, costureira e contadora de histórias, conhecida por sua contribuição para a preservação da cultura negra em Pelotas. 


No dia 25 de novembro, às 17h, a UFPel irá conceder o título de Dra. Honoris Causa in memoriam para a Mestra Sirley Amaro, em cerimônia do Conselho Universitário na Biblioteca Pública Pelotense. 


Após a cerimônia, seguirá um cortejo até o centro da praça Coronel Pedro Osório, na tentativa de realizar o "Baile do Redondo", como a Mestra havia solicitado ainda em vida.


Assessoria ADUFPel, com informações de Marcha Mestra Griô Sirley Amaro 

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

  • relacionada

    ADUFPel convoca Assembleia Geral Extraordinária para 25 de abril

  • relacionada

    Comando Local de Greve esteve presente em atividade sobre 60 anos do Golpe de 1964

  • relacionada

    Parecer Jurídico sobre: direito à greve, frequência e recuperação de aulas

  • relacionada

    Assembleias da ADUFPel terão intérprete de Libras

  • relacionada

    Greve pressiona, mas governo mantém 0% de reajuste em 2024 e não apresenta reestruturação ...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.