ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel apoia terceira edição do projeto Dandô

O cantor convidado, Giancarlo Borba, apresentou-se na sede do Sindicato da Alimentação, no dia 10 de outubro

 

O projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, que deu início à circulação de música por todo o país com artistas de várias regiões, criando um intercâmbio e formando novas plateias, em sua terceira edição em Pelotas, apresentou o cantor Giancarlo Borba. O show aconteceu no dia 10 de outubro, na sede do Sindicato da Alimentação e teve o apoio da ADUFPel.

 

Nascido na cidade de Herval, interior do Rio Grande do Sul, Giancarlo cresceu escutando velhos discos de vinil de Música Popular Brasileira e regionais gaúchos. Em 1996, começou a compor em parceria com Osmar Hences, educador popular, com grande conhecimento musical e poético. Ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) onde atuou como bolsista da disciplina “Oficina de Instrumentos” que tinha como objetivo a construção de instrumentos a partir de materiais alternativos. Recentemente lançou o CD “Milongador”, com repertório composto por ritmos regionais do Sul, que recebem uma roupagem moderna com arranjos de referências na música erudita, no folclore gaúcho, uruguaio, argentino e na Música Popular Brasileira. Com o CD, recebeu três indicações na categoria MPB ao I Prêmio Brasil Sul de Música que aconteceu em Pelotas-RS no Teatro Guarany.


O projeto

O projeto “Dandô busca dar uma projeção nacional a artistas qualificados e proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida no Brasil, mas fora da “grande mídia”.

 

Cada espetáculo contará sempre com um artista local que receberá e abrirá o espetáculo para o artista convidado do circuito, realizando uma integração entre os dois (convidado e anfitrião), em um espetáculo de 1h30 de duração, com bate-papo no final, aberto à plateia. Em Pelotas, o anfitrião é o Grupo Bairro Sur.

 

O projeto leva o nome de Dércio Marques - falecido em junho de 2012 - um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa. Desde os trabalhos de registro da Marcus Pereira, com quem trabalhou ativamente, ele uniu cantadores de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas.

 

Veja mais fotos: http://goo.gl/p8RArG

 

 

Assessoria ADUFPel

 

Veja Também

  • relacionada

    Para sair da ‘lista suja’, escravagistas terão que indenizar trabalhadores

  • relacionada

    Podcast Viração aborda os desafios dos/as aposentados/as hoje

  • relacionada

    5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.