ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel doa 70 quilos de alimentos ao Kilombo Urbano Canto de Conexão

Em mais uma ação solidária, a ADUFPel doou 70 quilos de alimentos agroecológicos ao Kilombo Urbano Canto de Conexão, com o intuito de amparar 40 famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade na região do Porto de Pelotas. 


Todos os produtos foram adquiridos de pequenos agricultores e da Feira Virtual Bem da Terra, apoiada pela Seção Sindical, a qual constitui-se como um mecanismo de comercialização de produtos de empreendimentos de economia solidária para consumidores previamente organizados em núcleos de consumo responsável. 


Os alimentos foram entregues pelo diretor da ADUFPel, Giovanni Frizzo, ao ativista e morador do Kilombo Urbano Canto de Conexão, Giovane Lessa. Além disso, nesta semana, foram doados também equipamentos eletrônicos sem uso. 


A ocupação 

A Canto de Conexão, localizada ao lado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, na rua Benjamin Constant 1327, nasceu em 17 de março de 2017, quando um grupo de estudantes e moradores ocuparam um grande casarão abandonado há cerca de uma década. 


Após a limpeza do terreno, que era uma espécie de depósito de lixo daqueles que passavam pela casa e reparos, o lugar passou a ter um propósito, não só tornando-se moradia, mas também como um centro cultural para atender os moradores das margens do São Gonçalo. 


Conforme explica Lessa, isso só foi possível devido às parcerias estabelecidas ao longo dos anos com movimentos e entidades alinhadas com o objetivo de amparar e garantir direitos aos cidadãos pelotenses. 


Hoje, a ocupação se reconhece como Kilombo Urbano, onde acontece uma série de atividades. No entanto, segundo Giovane, devido à pandemia essas ações ficaram mais restritas. “As atividades internas estão bem paradas e só quem está na casa pode usar os espaços. Em visitas para conhecer os projetos só são permitidas duas pessoas por vez, respeitando as normas da casa, como o uso de máscaras”.


Atualmente, o foco está na realização de campanhas, em parcerias com o banco de alimentos, ADUFPel, ASUFPel e alunos que levam seus excedentes de alimentação. “Desde o começo da pandemia já arrecadamos e entregamos mais de uma tonelada de alimentos”, conta. 


Ainda, aos domingos, servem 40 marmitas fornecidas pelo projeto Parceiros na Caridade. Agora, estão engajados na construção de uma segunda casa para a comunidade periférica, com a ajuda de voluntários e doações. 


Para ajudar e conhecer mais sobre a ocupação, acesse https://www.facebook.com/cantodeconexao/ e aproveite para seguir o canal no YouTube em https://tinyurl.com/n6n7eyk9 


Assessoria ADUFPel


Fotos: Arquivo ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.