ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel encaminha à reitoria e Conselhos Superiores deliberações acerca das normativas do trabalho docente

Nesta segunda-feira (28), a ADUFPel encaminhou à reitoria e aos Conselhos Superiores da UFPel um documento com as deliberações da Assembleia Geral (AG) ocorrida em 11 de junho junto a um pedido de audiência para tratar das normativas do trabalho docente. 


Na AG, docentes discutiram a regulamentação das atividades de ensino, referente ao semestre letivo 1/2021, e suas implicações à categoria. Os dois pontos-chave da discussão foram o Parecer Normativo (PN) nº 49 do Cocepe, de 27 de maio, e a Portaria nº 965, de 7 de junho de 2021. 


Um intenso debate envolveu o assunto e resultou em uma série de apontamentos considerados problemáticos pela categoria. O conteúdo dos textos levou os professores e professoras a deliberar por solicitar audiência com a reitoria da UFPel e constituir uma comissão para elaborar um documento com o posicionamento da Assembleia. 


Principais pontos

Tanto o Parecer quanto a Portaria possuem questões que devem ser observadas de maneira crítica, segundo os docentes, pois englobam mudanças profundas que fragilizam ainda mais o trabalho.


Uma delas é o Artigo 2º, onde a palavra "obrigatoriamente" aparece como novidade e acende um alerta. Ao tratar da forma de oferta das atividades síncronas, o texto exige que a apresentação de conteúdo nas aulas deve, obrigatoriamente, ser gravado, visando posterior acesso assíncrono pelos discentes. A gravação, nesse caso, não ocorreria somente se fosse impossibilitada por "motivos técnicos".


Se não bastasse a obrigatoriedade de gravar as aulas, a Portaria 965 estimula a punição e a perseguição a docentes que não cumprirem as regras definidas pela Reitoria e pelo Cocepe. O artigo 7 estabelece: “É dever de todo cidadão que circula nos campi da Universidade fiscalizar o cumprimento das regras aqui expostas e para casos de identificação de irregularidade, utilizar o canal da e-ouv para denúncias”.


Acesse aqui o texto produzido pelos docentes e encaminhado à UFPel. 


Leia também:

Assembleia da ADUFPel debate as implicações de normativas ao trabalho docente



Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.