ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel realiza audiência com a reitoria da UFPel sobre o Future-se

A ADUFPel-SSind realizou, na manhã desta sexta-feira (30), audiência com a reitoria da UFPel sobre o programa Future-se. Dando encaminhamento à decisão da última Assembleia Geral (AG) da categoria, a diretoria da Seção Sindical apresentou à administração da Universidade as deliberações da AG, realizada no dia 20 de agosto, com as decisões sobre o programa e sobre a Greve Nacional da Educação. Um documento com os encaminhamentos também foi entregue ao reitor em exercício, Luís Centeno do Amaral, e protocolado na Secretaria dos Conselhos. 


A AG decidiu pela rejeição ao Future-se, bem como colocou-se contrária ao plebiscito aprovado pelo Conselho Universitário (Consun) da instituição e indicou que a instância superior posicione-se contrária ao Future-se imediatamente. 

A partir disso, a diretoria apontou, como ponto central da discussão, para a necessidade de um posicionamento contrário do Conselho, de maneira institucional e formal o mais rápido possível. 


A diretoria da ADUFPel-SSind também ressaltou que todas as Assembleias de Comunidade, que vêm ocorrendo em diversas unidades da UFPel e congregam as três categorias (docentes, técnico-administrativos e estudantes), têm deliberado em suas Assembleias de Comunidade a rejeição ao Future-se e a necessidade da UFPel se posicionar contrária. 


Encaminhamentos 

Ao final da audiência, a reitoria sinalizou positivamente com a possibilidade de incluir na pauta da próxima reunião do Consun a discussão sobre o mérito do programa Future-se. Segundo Luís Amaral, a gestão afirmou não ter nenhuma posição contrária à que o Conselho se manifeste. “Nós temos já amadurecido entre nós que o Consun sinalize para a comunidade qual é o entendimento que ele está tendo sobre o Future-se, sabendo que a decisão definitiva virá pela posição que for tirada através de um plebiscito”, relatou o reitor em exercício. 


Para a presidenta da ADUFPel-SSind, Celeste dos Santos Pereira, a reitoria pareceu sensível ao apelo das categorias de pautar no Conselho a possibilidade de um posicionamento. “A nossa expectativa é a de que o Consun encaminhe a deliberação de tomada de posição imediata contra o Future-se, definida pelas categorias. Enquanto isso, continuamos estimulando e participando de todos os debates nas unidades acadêmicas sobre o tema, onde até o momento todas as posições apontadas têm sido contrárias ao Future-se”. Celeste também ressaltou que até o momento o Future-se foi rejeitado em mais de dez universidades e tem sido criticado por mais de 40. 


Confira abaixo o documento protocolado na manhã de hoje: 

 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.