ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel solicita reunião com a Unimed para tratar sobre medidas de prevenção da Covid-19

A diretoria da ADUFPel enviou, nesta segunda-feira (29), uma solicitação de reunião com a Unimed Pelotas para discutir medidas preventivas a docentes usuários do plano de saúde que, em breve, estarão expostos a ambientes coletivos caso ocorra um retorno às atividades.

Confira abaixo ou em PDF clicando aqui

Pelotas, 29 de junho de 2020

 Á

DIRETORIA DA UNIMED PELOTAS

Prezados Senhores

Nos últimos anos a ADUFPel e a UNIMED têm se debruçado sobre a realização de reajustes dos planos de saúde que, sem exceção, têm sido superiores aos índices indicados pela ANS para os planos individuais e muito superiores aos reajustes salarias dos docentes das IFES, os quais, inclusive, foram negativos no último ano.

Em todas essas ocasiões foi identificado, discutido e ofertado pela UNIMED, um necessário plano de ação na prevenção a doenças crônicas ou agudas a fim de reduzir a alegada alta sinistralidade da carteira, bem como melhorar o atendimento ao público alvo da mesma.                                                                   

Neste ano de 2020 fomos atingidos pela COVID-19. Esta doença, que tem mostrado um elevado grau de comprometimento sistêmico em alguns casos além de um preocupante grau de mortalidade, dissemina-se mais facilmente em ambientes coletivos, como o enfrentado pelos docentes em salas de aula. Além disso, duas medidas de extrema importância no combate à COVID-19 têm sido observadas como necessárias pela OMS: 1) O isolamento social, a fim de diminuir o contágio público e 2) O diagnóstico precoce/isolamento dos pacientes em seus ambientes familiares a fim de diminuir o contágio familiar. 

Observamos que, dado o elevado comprometimento assinalado acima para alguns casos desta doença, evitar o contágio familiar e utilizar medidas protetivas são de extrema importância, o que só é possível em caso de diagnóstico precoce do doente.

Como nossos sindicalizados estarão em breve expostos a ambientes coletivos caso tenhamos um retorno às atividades docentes, e muitos deles pertencentes a grupos de risco e, também, observados os reajustes acima da realidade de reposição salarial da nossa categoria, temos sido continuamente questionados a respeito de quais medidas a UNIMED Pelotas está tomando ou tomará no sentido de prevenir, junto a seus clientes e familiares, a disseminação desta doença.

Por esta razão vimos, através desta, solicitar uma reunião com a diretoria da UNIMED Pelotas a fim de discutir medidas protetivas/preventivas para os docentes usuários deste plano de saúde.

 Sem mais para o momento, ficamos no aguardo de manifestação.

Atenciosamente

A Diretoria                                                                                                      



Veja Também

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

  • relacionada

    ADUFPel convoca Assembleia Geral Extraordinária para 25 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.