ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

AJN do ANDES-SN divulga Nota Técnica sobre controle de ponto de docentes EBTT

A Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES divulgou Nota Técnica sobre o controle de ponto eletrônico dos docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A análise jurídica sobre a Nota Técnica SEI nº 28499/2020 do Ministério da Economia foi disponibilizada por meio da Circular 331/20 do Sindicato Nacional. 


Leia aqui a Nota Técnica.


Segundo a análise da AJN, a dispensa do ponto eletrônico é garantida aos professores do Magistério Superior, conforme previsto no Decreto nº 1.867, de 17 de abril de 1996, que dispõe, entre outros assuntos, “sobre instrumento de registro de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos federais da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional”. 


Este decreto dispensa do controle de ponto eletrônico “servidores que realizem atividades impeditivas do controle diário, que não submete seu trabalho ao regime comum de 8 horas todos os dias”. E dispensam explicitamente os servidores ocupantes de alguns cargos, dentre eles, os de Professor da Carreira de Magistério Superior do Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos.


No entanto, para os docentes EBTT, a Administração Pública tem enfrentado a questão de maneira diversa. Como afirma a nota da AJN, “o Ministério da Economia fez uma interpretação absolutamente literal da lei, sem se atentar que os docentes EBTT estão em situação anti-isonômica em relação aos docentes do Magistério Superior Federal quanto à alegação de observância do controle de frequência. Parece ser bastante óbvio que a dispensa de controle garantida aos docentes do Magistério Superior Federal deriva justamente da natureza de sua atividade, ancorada sob o tripé do ensino, pesquisa e extensão. Os docentes EBTT se submetem à mesma indissociabilidade, na medida em que os docentes dos Institutos Federais de Ensino e dos CEFET – Centro de Ensino Federal Tecnológico também exercem o ensino, a pesquisa e a extensão. Contudo, o Decreto que previu a exceção atribuída aos docentes do Magistério Superior Federal é antigo, de 1995, e encontra-se não apenas desatualizado como omisso em relação à estrutura do ensino no Brasil.”


O reconhecimento da inaplicabilidade do controle de jornada para os docentes da carreira EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) resultou no Ofício-Circular nº 26/2020/DAJ/COLEP/CGGP/SAA-MEC de 4 de setembro de 2020, que solicita a edição de uma “nova orientação normativa que contemple a exceptuação de controle de jornada dos docentes EBTT ou que direcione proposta de alteração do Decreto nº 1.590/1995, para acréscimo de nova alínea com a mesmo exceção aos docentes EBTT”.


Reunião nacional do Coletivo Jurídico


Na sexta-feira (9) inicia uma nova reunião virtual do Coletivo Jurídico do ANDES-SN, que agrega a AJN, as assessorias locais e as seções sindicais de todo o país. A ADUFPel será representada pelo diretor José Carlos Volcatto e pelo advogado Samuel Chapper. 


ANDES-SN com edição de ADUFPel e imagem de Wikimedia.

Veja Também

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.