ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ANDES-SN divulga moções e Carta de Porto Alegre, síntese do 40º Congresso

A diretoria do ANDES-SN divulgou, nesta segunda-feira (11), a Carta de Porto Alegre, documento síntese do 40º Congresso do Sindicato Nacional. O evento foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre 27 de março e 1 de abril, e teve como tema central "A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!".  

 

Durante cinco dias, 86 seções sindicais, 430 delegados/as, 108 observadores/as, 17 convidados/as, o presidente em exercício do ANDES-SN e 34 diretores/as discutiram e deliberaram sobre as políticas que orientarão as lutas da entidade no próximo período. O evento culminou em 1 de abril, com um ato público em defesa das liberdades democráticas e dos serviços públicos.

 

Conforme destaca a Carta, esse foi o maior Congresso da história do ANDES-SN e o primeiro organizado por uma diretoria composta com paridade de gênero. Além disso, o documento aponta: “Reassumimos nosso compromisso histórico de seguir lutando pelos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, o que significa também a luta continua pelas condições de trabalho e de vida nas nossas Universidades, Institutos Federais e Cefets”.

 

O texto ressalta que os debates do Tema 1, sobre conjuntura e movimento docente, apresentaram elementos para qualificar a análise dos desafios e enfrentamentos necessários para derrubar Bolsonaro, centralidade da luta, como posicionado por todas as 40 falas que se pronunciaram.

 

A Carta também aponta os principais debates e resoluções do 40º Congresso tanto para o Plano Geral de Lutas da categoria docente como para o Plano de Lutas dos Setores do Sindicato Nacional, que incluem a aprovação da luta contra as intervenções nas Universidades, Institutos e CEFETs e a realização de um encontro específico sobre o tema; e o avanço nas deliberações sobre a política de Comunicação e Arte e de Ciência e Tecnologia.

 

Moções

O Sindicato Nacional também divulgou as 29 moções apresentadas e aprovadas durante o evento, que incluem temas como assassinato de Marielle Franco e do migrante congolês Moïse Kabagambe e Durval Filho no Rio de Janeiro; apoio aos servidores que estão em greve pelo país; intervenções nas instituições federais de ensino; privatizações; perseguições, entre tantos outros.

 

Acesse a Carta de Porto Alegre aqui e as moções aqui.

 

Assessoria ADUFPel

Foto: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.