ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ANDES-SN se solidariza com docente da UFT, vítima de transfobia

noticia

Imagem: Reprodução/Antra Brasil

A professora Sarug Dagir Ribeiro, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi vítima de transfobia. Em nota, a diretoria do ANDES-SN repudiou a situação e se solidarizou com a docente, além de cobrar a devida apuração do caso de lgbtqiap+fobia.

De acordo com o Sindicato Nacional, após uma discussão em grupo de whatsapp da disciplina Técnicas de Avaliação Psicológica-I, em maio de 2022, a docente foi intimada a depor na 7ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis no dia 19 de outubro, sob a alegação de injúria à discente do curso de Psicologia da UFT.

A acusação seria referida ao conteúdo do Instagram da professora (@sobreofeminino). Entretanto, a vítima, no caso, seria a própria professora Sarug Dagir, sob ataque transfóbico, tendo em vista o conteúdo da discussão no grupo de whatsapp da disciplina.

“A atual conjuntura no Brasil revela uma escalada autoritária e uma ofensiva burguesa sobre os direitos e a vida da nossa classe. As opressões compõem o arsenal de ataques à(o)s trabalhadore(a)s. E a LGBTI+fobia tem sido amplamente utilizada pela extrema direita, o que se agrava pela situação do Brasil ser o país em que mais pessoas trans são mortas em todo o mundo, impondo a vergonhosa expectativa de vida de 36 anos para essa população”, afirma, em nota, o ANDES-SN

No documento, a diretoria do Sindicato Nacional reafirma o compromisso de luta da entidade contra a transfobia. “Não toleramos em nenhuma hipótese tais práticas, crimes previstos na legislação (Lei 10.948/2001)”, ressalta.

Fonte: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

  • relacionada

    Contribuição previdenciária de aposentadas, aposentados e pensionistas - o que está em deb...

  • relacionada

    Nota de Repúdio ADUFPel sobre reintegração de posse do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Co...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.