ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Aprofurg-SSind é vítima de ataques por defender democracia

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande (Aprofurg – Seção Sindical do ANDES-SN) está sofrendo ataques por convocar uma assembleia docente para discutir a defesa da democracia e o combate ao fascismo. A convocação de assembleias com essa pauta é uma indicação da reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes) do ANDES-SN. 

Os ataques à Aprofurg-SSind tiveram início após a diretoria da seção sindical divulgar uma nota em 9 de outubro, na qual se posiciona como defensora intransigente da democracia. “A Diretoria da Aprofurg alerta a comunidade acadêmica quanto aos perigos iminentes do fascismo e reafirma a sua defesa da Universidade Publica, gratuita e de qualidade, da liberdade política e de associação em entidades representativas de classe, e dos direitos humanos”, diz a nota.

A Aprofurg-SSind convocou assembleia para a tarde desta terça (16), e os ataques aumentaram. Houve uma série de agressões em redes sociais e até um jornalista local divulgou uma notícia errônea, na qual afirma que a Aprofurg-SSind estaria usando dinheiro público para fazer campanha eleitoral. Banheiros também apareceram pichados no campus da Furg em Rio Grande. Além de suásticas, foram pichadas frases como “vai acabar a mamata da universidade pública” e “quando o exército tomar o poder vai acabar essa mamata”.

Cristiano Engelke, presidente da Aprofurg-SSind, ressalta que a seção sindical seguiu as indicações da reunião conjunta dos setores do ANDES-SN e divulgou uma nota na qual defende a democracia e critica o crescimento do fascismo. “A partir disso, tanto na nossa página no Facebook como por email, sofremos fortes ataques. Eles misturam tudo, dizem que é partidarização do sindicato usando dinheiro público, que vão acabar com imposto sindical. Eles não têm noção de como funciona o ANDES-SN”, afirma. O ANDES-SN é contrário ao imposto sindical e o devolve aos docentes desde 1998, sendo mantido apenas por contribuições voluntárias da categoria.

A Aprofurg-SSind lançou nota de repúdio aos ataques. “Não estamos respondendo os ataques individualmente. O espaço legítimo de discussão da categoria é na assembleia, esse é o funcionamento democrático da Aprofurg-SSind e do ANDES-SN e continuaremos agindo dessa forma. Se for preciso vamos acionar o jurídico”, completa Cristiano.

Com informações e imagem de Aprofurg-SSind.


Fonte: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.