ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Assembleia da ADUFPel instala Comando Local de Greve e planeja ações para consolidação da mobilização

Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG, que entraram em greve nesta segunda-feira (15), reuniram-se em Assembleia Geral (AG) Permanente da ADUFPel para a instalação do Comando Local de Greve e das comissões de ética e de enfrentamento ao assédio, planejamento de ações para consolidação e ampliação da mobilização, entre outros assuntos. 


A AG iniciou com destaque para os informes sobre a reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do ANDES-SN, ocorrida em 10/04, que deliberou pela deflagração da greve a nível nacional, e sobre as tentativas do governo em minar o movimento, inclusive convocando reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente para o mesmo dia. 


As diretoras Regiana Wille e Elaine Neves apresentaram informações atualizadas sobre as negociações, enfatizando que o governo não apresentou nenhuma nova proposta e até mesmo retrocedeu ao retirar a anterior, referente ao reajuste para 2025 e 2026. 


Em breve fala, o presidente da ADUFPel, Carlos Mauch, relembrou que a pauta de reivindicações foi protocolada, junto ao governo federal, em fevereiro do ano passado, com o objetivo de se construir uma relação diferente da que se tinha com o governo anterior, no qual não houve mobilização suficiente para a construção da greve naquele momento e resultou em uma situação de defasagem salarial e precarização da educação pública. 


“É importante que a gente faça esse recorte e que lembre que, independentemente de quem está no governo, o nosso movimento é absolutamente necessário, inclusive para lutar pela recomposição do orçamento das universidades”. Hoje, o orçamento de custeio da UFPel é R$ 15 milhões menor do que a inflação reposta em 2019. 


Instalação do Comando Local de Greve e comissões 

Como parte das ações de mobilização, foi instalado o Comando Local de Greve durante a Assembleia. O grupo será responsável por traçar as estratégias políticas da greve e ficará aberto a qualquer docente que tenha interesse em participar. Para o Comando Nacional de Greve, o professor Luiz Henrique Schuch foi aprovado como delegado.


Professores já se disponibilizaram a integrá-lo durante a Assembleia e a primeira reunião foi convocada para esta terça, às 9h, na sede da ADUFPel, seguida do encontro com diretores/as das unidades. Um dos primeiros embates será a solicitação da suspensão do calendário acadêmico da UFPel. 


Além disso, foram instauradas duas comissões: de Ética - já prevista no edital de convocação da AG - e de Enfrentamento ao Assédio, proposta pela diretoria na AG diante das ações recentes tomadas pela reitoria da UFPel, como o envio de um memorando cobrando que servidores e servidoras comuniquem, às suas chefias imediatas, a adesão ao movimento grevista. 


“Quero lembrar que nós notificamos a reitoria sobre o decreto 1590/95, que explicita a não cobrança de ponto de professor do Magistério Superior. Se a gestão está sofrendo pressão do governo federal, ela tem que fazer o enfrentamento político disso e não jogar professores uns contra os outros. Não existe democracia sem respeitar as decisões coletivas”, apontou Mauch. 


Portanto, uma moção de repúdio foi redigida, aprovada pelos presentes e divulgada logo em seguida do fim da Assembleia:


A Assembleia Geral de Greve da ADUFPel, reunida no dia 15/04/2024, no auditório do Sindicato, aprovou por vir a público repudiar as atitudes da atual gestão da UFPel, registradas em documentos oficiais desde o comunicado do início da deflagração de greve docente, as quais têm produzido constrangimento, intimidação e medo na comunidade acadêmica. Tais ações têm tensionado e desarmonizado as relações entre docentes, técnicos e estudantes, comprometendo o processo educacional na Instituição.


Consulta informal UFPel 

O processo de consulta informal à comunidade para a escolha de reitor/a e vice-reitor/a da Universidade Federal de Pelotas, organizado pelas entidades que representam docentes e técnico/a-administrativos/as da Universidade (ADUFPel e ASUFPel), também foi pautado. 


Mauch reforçou a importância de realizá-lo com muita clareza e democracia e informou que uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral possibilitará a utilização de urnas eletrônicas, dando segurança, proteção e agilidade. Por isso, algumas mudanças nas normas serão necessárias. 


Na ocasião, foram referendados, também, dois nomes da diretoria para compor a Comissão Eleitoral (COE) e seis para a Junta Eleitoral: Adhemar Lourenço da Silva Júnior (titular); Miriam Ribeiro Galvão Machado (titular); Luiz Paiva Carapeto (titular); Rose Meri Santos da Silva (suplente), Ana Lucia Costa de Oliveira (suplente) e Rogers Ademir Drunn Pereira (suplente). 


Assembleia Geral de Greve

Por fim, a Assembleia Geral Permanente foi encerrada e transformada em Assembleia Geral de Greve. A primeira foi sugerida para acontecer nesta sexta-feira (19), coincidindo com a próxima reunião com o governo.


Assessoria de Imprensa ADUFPel 

Fotos: Assessoria de Imprensa ADUFPel 


Veja Também

  • relacionada

    Quadro atualizado da Greve Docente Federal - 26 de abril de 2024

  • relacionada

    Novos prazos e forma de inscrição para Edital do Processo de Consulta à Comunidade Univers...

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.