ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Assembleia de Greve decide pelo fortalecimento da luta

Prestes a completar 60 dias do movimento paredista nacional, o Comando Local de Greve da ADUFPel realizou, nesta quarta-feira (12), Assembleia Geral de Greve para analisar a reabertura de negociações com o governo. 


A continuidade das negociações foi garantida pelos Comandos Nacionais de Greve (CNGs) e das diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe após a ocupação de uma sala do prédio do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), no dia 3 de junho. O movimento foi responsável por conquistar uma nova agenda de negociações para esta semana: no dia 11 (terça-feira) com TAEs e no dia 14 com docentes, ambas no Ministério da Educação.


Logo após os informes de representantes do ASUFPel e Sinasefe IFSul sobre o movimento construído em suas bases e do Comando Local de Greve sobre a agenda da greve, ações locais de mobilização e solidariedade e o andamento da greve nas últimas semanas, o professor Luiz Henrique Schuch levantou elementos de conjuntura como forma de contribuir para o debate que iniciou sobre o principal ponto de pauta. 


Schuch fez uma leitura do cenário internacional de crescimento da ultradireita e, no cenário nacional, sobre a tendência a uma posição de centro-direita, garantindo a execução do arcabouço fiscal e as alianças no parlamento. Segundo ele, se vislumbra um estado mínimo, com a terceirização para a iniciativa privada, inclusive da educação e da saúde. 


O docente alertou para a austeridade fiscal presente em todos os governos, que tem consequências muito graves e que aparece nas greves nos últimos dias com muita precisão, refletindo, também, na política. “Governos não conseguem escapar desse torniquete e de funcionar com uma transição do papel do Estado que repercute na concepção de educação pública, por exemplo”. 


Neste quadro todo, avaliou que “a categoria está em um momento de sobressalto em relação à greve nacional, que é forte, se amplia, se fortalece e, inclusive, se enraivece por conta desses desaforos que têm acontecido. Não é um momento simples, mas o governo precisou se movimentar embora fazendo cara feia e desaforo”. 


Além disso, ressaltou que está em andamento um projeto de destruição da carreira expresso na sinalização de mudanças apresentadas pelo governo, as quais desestruturam e dividem a categoria, jogando uns contra os outros, dando algum aumento para uns e achatando os salários dos demais. 


Encaminhamentos 

A Assembleia encaminhou ser fundamental o reforço da mobilização nos âmbitos local e nacional e junto com Fasubra/ASUFPel e Sinasefe. Deliberou por ampliar a divulgação da agenda, realizar Assembleia na próxima semana para avaliar o resultado das negociações e reiterar a necessidade da presença da Ministra Esther Dweck nas negociações com a categoria.


Outros assuntos

A AG também preparou um vídeo em homenagem à memória do professor José Carlos Marques Volcato, ex-diretor da ADUFPel falecido recentemente, que foi encerrado com uma salva de palmas. Zeca presente!


Antes de finalizar a AG, foi aprovada uma moção de repúdio ao tratamento dado aos/às docentes do Paraná e ao crescimento do processo de privatização das escolas públicas nos municípios e estados.


Agenda da greve

Confira quais serão as próximas atividades da greve e participe!

13/06: Organização e distribuição de kits de limpeza e rodos confeccionados pela categoria 

Horário: 8h  

Local: Sede ADUFPel (Rua XV de Novembro, 110)


13/06 - Oficina de Libras e Comunicação com surdos (ASUFPel/ADUFPel)
Horário: 18h30 

Local: Sede ADUFPel (Rua XV de Novembro, 110)


14/06 - Dia de vigília da mesa dos docentes com o MEC em Brasília

9h: Reunião Comando Local de Greve, na sede da ADUFPel

14h: Roda de conversa com ingressantes e substitutos, na sede da ADUFPel


18/06: Roda de conversa sobre o Parecer Normativo 108 de 06/06/24

Horário: 9h  

Local: Sede ADUFPel (Rua XV de Novembro, 110)


Reuniões do Comando Local de Greve 

Acontecem nas segundas (14h), quartas (9h) e sextas (9h), na sede da ADUFPel. Os encontros são abertos a todos e todas. 


Assessoria de Imprensa ADUFPel 

Fotos: Assessoria de Imprensa ADUFPel 



Veja Também

  • relacionada

    Podcast Viração aborda fim da greve e o retorno das aulas na UFPel

  • relacionada

    Em novembro, ANDES-SN realiza seminário e curso de formação sindical sobre os 60 anos do g...

  • relacionada

    CCJ do Senado adia análise do Marco Temporal para outubro

  • relacionada

    Lira atropela e reforma da reforma do Ensino Médio é aprovada na Câmara dos Deputados

  • relacionada

    Esquerda surpreende ao vencer eleições na França e freia ascensão da extrema direita

  • relacionada

    Confira o Caderno de Textos do 67º Conad do ANDES-SN

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.