ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Assembleia Geral da ADUFPel discute calendário docente 2022

Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG, reunidos virtualmente no final da tarde desta quinta-feira (14), em Assembleia Geral (AG) da ADUFPel, debateram o calendário UFPel 2022, minuta sobre carga horária docente, normas para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e promoção dos servidores públicos.

 

Houve um amplo debate ocorrido a partir das considerações apresentadas por uma comissão instituída para subsidiar as discussões. Os professores Júlio César Spanó e Diogo Rios, responsáveis pela leitura atenciosa da minuta, exploraram ponto a ponto suas inconsistências. Colaboraram também os advogados da ADUFPel, os professores Samuel Chapper e Eisler Cavada, que socializaram suas preocupações jurídicas.

 

Saltou aos olhos, a insistência burocrática de reconceituação de hora-aula em hora-relogio. Ao longo da reunião, foram aprovadas diversas propostas que reafirmam o artigo da resolução vigente sobre carga horária didática que reflete de forma consistente o que a LDB preconiza.

 

No caso do calendário, ficam patentes a crítica a ideia de represamento, à sobrecarga curricular de condensar três semestres em um único ano e os prejuízos que a proposta gera para a Universidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão.

 

“Houve trabalho intenso em todos os semestres precedentes, apesar da excepcionalidade imposta pela pandemia e que só poderá ser feito um planejamento consequente a partir de uma avaliação efetiva realizada por toda a comunidade acadêmica da UFPel”, resume o 1º vice-presidente da Seção Sindical, Luiz Henrique Schuch.

 

Um documento resultante das discussões da Assembleia Geral foi produzido e pode ser acessado aqui.

 

Informes

Na pauta esteve ainda a escolha de representante para a reunião da Coordenação Nacional da CSP Conlutas, e ficou decidida pela participação de Luiz Henrique Schuch e Elaine da SIlva Neves.

 

Entre os informes, houve a lembrança da importância do Dia dos Professores para incentivar a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade; a notificação de que um novo ofício foi enviado para a reitoria cobrando as respostas das questões pendentes já levantadas na AG anterior e o reforço da circular do ANDES-SN que convoca docentes a se manterem mobilizados em Brasília para barrar a votação da PEC-32.

 

Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.