ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Atividade do Fórum durante reunião do Conselho Universitário

A reunião do CONSUN da UFPel, convocada para a manhã do dia de hoje (22-07-14), ocorreu sob vigília do Fórum por uma Estatuinte Universitária Democrática e Soberana.

Acompanhada da rua por um conjunto de estudantes, técnico-administrativos e professores, dado que é fechada aos não conselheiros, a reunião tinha na pauta a deliberação sobre a proposta metodológica a ser utilizada para a revisão do Estatuto da universidade, bem como a elaboração de novo Regimento e Plano de Desenvolvimento Institucional, além do seu Projeto Pedagógico Institucional. Tais documentos são tão importantes para o futuro da UFPel que, no entendimento do Fórum, formado por representantes das três categorias da comunidade universitária, devem ser debatidos em ambiente de total transparência, democracia, participação e sem influências daqueles que hoje se encontram encastelados, exercendo cargos de poder.

A reitoria da UFPel tem insistido na necessidade de dar rápido andamento ao processo, intitulado por ela de “constituinte universitária”, para cumprir promessa de campanha eleitoral. Para tanto estabeleceu, como prazo para conclusão dos trabalhos, o mês de dezembro de 2015, ainda em meio ao mandato do atual reitor. Sugeria, na reunião desta manhã, a necessidade de aprovação imediata de cronograma, metodologia de constituição da comissão estatuinte por dentro do Conselho e a sistemática de construção dos novo documentos. Do lado de fora, e representando a comunidade universitária da UFPel, o Fórum defendia a necessidade de ampliação do prazo para aprofundamento dos debates sobre o tema (dado que nos encontramos em período de exames e às vésperas do recesso acadêmico), incorporando a participação massiva de todos os interessados, sugerindo que todas as atividades acadêmicas fossem suspensas para viabilizar o foco de estudantes, professores e técnicos na reforma do estatuto. O “diálogo” se estabelecia pelo uso de aparelhagem de som instalada na calçada à frente do Lyceu.

Os trabalhos do CONSUN finalizaram com a organização de cronograma de trabalhos que envolve a realização de debates nas unidades acadêmicas, com suspensão das atividades, no início do próximo semestre letivo (final de agosto) para posterior votação da metodologia na próxima reunião do Conselho Universitário.

Do lado de fora houve comemoração por parte dos integrantes do Fórum por uma Estatuinte Universitária Democrática e Soberana. 

Veja Também

  • relacionada

    Para sair da ‘lista suja’, escravagistas terão que indenizar trabalhadores

  • relacionada

    Podcast Viração aborda os desafios dos/as aposentados/as hoje

  • relacionada

    5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.