ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Central Única das Favelas atua para minimizar efeitos da pandemia em Pelotas

A pandemia de Covid-19 tem afetado duramente a vida da população pelotense. Além das questões de saúde, que preocupam a todos, ainda há sérios problemas econômicos gerados pela situação. E, como normalmente acontece, são as populações de favelas e periferias as maiores prejudicadas.


É nesse cenário que a Central Única das Favelas (Cufa) tem ganhado notoriedade por suas ações, tanto a nível local, quanto nacional. Sandro Mesquita, coordenador da Cufa em Pelotas, comenta que a entidade tem como objetivo elaborar projetos para potencializar as comunidades de favelas e periferias e a população que nelas vivem. 


“Nosso trabalho nunca foi assistencialista. Porém, por empresas e parceiros compreenderem nosso trabalho, fomos muito procurados para fazer com que utensílios e itens de alimentação chegassem às comunidades”, afirma. Em Pelotas, a Cufa atuou ajudando na distribuição de kits de alimentação, repassados por empresas, parceiros e pelo poder público. Também, em parceria com o Grêmio Esportivo Brasil, organizou uma campanha de arrecadação de roupas. 


Sandro Mesquita também demonstra preocupação com a diminuição das ações de solidariedade nos últimos tempos, já que a pandemia não acabou. O coordenador da Cufa em Pelotas acredita que o município poderia ter se precavido bem mais para combater a Covid. “A gente vê o avanço da Covid por falta de política e estratégia e por causa do discurso voltado à questão capitalista”, critica. 


“Na Cufa temos uma leitura direta e objetiva: socialmente, a periferia e as favelas já vivem isoladas, por conta de várias questões políticas. O isolamento por causa da pandemia não é nada diferente da realidade do dia a dia. Porém, há o agravante da questão econômica, principalmente na cidade de Pelotas, que não se desenvolve, vive de comércio e não tem muitas indústrias. Aqui, as pessoas já tem uma vida difícil por conta do emprego. Algumas pessoas perderam seus empregos, outras já não estavam trabalhando”, avalia Sandro. 


Casos em Pelotas

Segundo o último boletim, divulgado pela Prefeitura na tarde de terça (11), a cidade de Pelotas tem 1500 casos confirmados de Covid. 943 estão recuperados, 483 isolados, 33 internados e houve 41 óbitos. Há 27 pessoas internadas em leitos exclusivos de UTI. Segundo o Mapa de Contágio, as regiões da cidade que mais têm casos, até a quarta (12), são Centro (23%), Três Vendas (22%) e Fragata (20%). 


Assessoria ADUFPel com informações e imagem de Cufa Pelotas

Veja Também

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.