ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Começam os debates virtuais do 9º Conad Extraordinário do ANDES-SN

A Plenária do Tema 1, Movimento Docente e Conjuntura, abriu os debates do 9º Conad Extraordinário do ANDES-SN, na tarde de segunda-feira (28). Para iniciar as discussões, realizadas de forma virtual, foram apresentados os cinco textos constantes no Caderno do Conad.


As análises da conjuntura internacional e nacional e da organização do movimento docente atualizaram as avaliações em relação ao 8º Conad extraordinário realizado, também pela internet, no final de julho. Em comum, a compreensão de que a crise do Capital e exploração dos trabalhadores, aprofundada pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, foi intensificada nos últimos dois meses com mais ataques aos trabalhadores.


Foram destacados como exemplos: a Reforma Administrativa, que desmonta o serviços públicos com grande impacto para a população brasileira; os cortes no orçamento previsto para 2021 em diversas áreas de política sociais; e também a adoção do Ensino Remoto Emergencial em muitas universidades federais e estaduais, Institutos Federais e Cefets que não garante a inclusão dos estudantes e está adoecendo os docentes e técnicos.


A luta contra a Reforma Administrativa, em unidade com diversos segmentos dos servidores das três esferas, foi apontada como um dos desafios centrais para este período. Além de dialogar com a categoria, e com toda a sociedade, sobre os impactos previstos na Rforma, muitos apontaram a necessidade de combater e desconstruir o discurso, fortalecido pelos veículos de imprensa de massa, de que os servidores públicos são responsáveis pela crise do Estado brasileiro.


Diante desses desafios, foi ressaltada a importância do dia de luta nacional convocado para quarta-feira (30), com atos virtuais e presenciais, onde for possível. Também mencionada a necessidade de ampla articulação com outros movimentos e destacada participação ativa nos espaços que o Sindicato Nacional já compõem, como a CSP-Conlutas, o Fonasefe e o Fórum Sindical, Popular e de Juventudes pelos Direitos e Liberdades Democráticas.


Outros dois temas presentes em muitas avaliações foram: o ataque à autonomia universitária, através da intervenção do governo Bolsonaro nos processos de escolha de reitores para as instituições federais; e o projeto do Future-se, que já tramita no Congresso Nacional.


“A ADUFPEL está, como sempre, na linha de frente defendendo os direitos da classe trabalhadora, e contra a Reforma Administrativa. Junto com os demais sindicatos e movimentos sociais, e cumprindo decisão de AG, nós participaremos das manifestações no dia 30 de setembro. Só a luta muda a vida”, comenta Celeste Pereira, presidente da Seção Sindical, que participa do Conad. 


9º Conad Extraordinário

O 9º Conad Extraordinário do ANDES-SN teve início na manhã de segunda-feira (28) e termina na quarta-feira (30). Após a plenária do Tema 01, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater as propostas de resoluções referentes aos planos de lutas dos setores do ANDES-SN e às questões organizativas e financeiras. Os GTs acontecem na noite de segunda e na manhã de terça. No período da tarde, serão retomadas as plenárias deliberativas.


O encontro tem como tema "A vida acima dos lucros: Em defesa das instituições de ensino, dos serviços públicos e da autonomia sindical!". Este é o segundo Conad extraordinário realizado pela internet, em decorrência da pandemia da Covid-19. O anterior ocorreu nos dias 30 e 31 de julho.


Até o momento, o 9º Conad Extraordinário do ANDES-SN conta com 67 delegados e delegadas e 124 observadores e observadoras, de 70 seções sindicais, 9 convidados e convidadas e 26 diretoras e diretores do Sindicato Nacional, totalizando 226 participantes.


Fonte: ANDES-SN. Edição de Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.