ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Comissão Eleitoral publica normas do processo de consulta informal na UFPel

A Comissão Eleitoral (COE) da UFPel divulgou, nesta terça-feira (4), as normas que irão guiar o processo de consulta informal à comunidade universitária sobre a gestão 2021-2024 de reitor/a e vice-reitor/a. 


A consulta informal ocorrerá em dois turnos, nos dias 23 e 24 de setembro de 2020 (primeiro turno) e 14 e 15 de outubro de 2020 (segundo turno). O segundo turno somente será realizado se houver mais de duas chapas concorrentes e nenhuma delas obtiver mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.


A votação será adaptada por conta da pandemia e acontecerá nas modalidades presencial e on-line, com locais e horários a serem indicados pela Junta Eleitoral. O formato virtual acontecerá através de plataforma definida e contratada pela COE. Já o modo presencial seguirá as normas sanitárias definidas pelo Comitê Covid-19 instituído pela Comissão Eleitoral. 


Participação da comunidade é fundamental

A COE é constituída de maneira paritária pelas três entidades representativas da Universidade (ADUFPel-SSind, Sindicato-ASUFPel e DCE). Historicamente e, principalmente neste momento de diversas tentativas de ataque e enfraquecimento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), ela é fundamental para garantir a democracia no processo de consulta à comunidade acadêmica. 


“Eu penso que o mais importante é exatamente o fato de que estamos vivendo um momento em que o governo federal extrapola, fere a autonomia universitária, e, como temos visto em vários lugares, escolhe por sua conta e risco o representante das instituições. Para nós, agora, o fundamental é garantir que o processo ocorra dentro do prazo legal previsto e que a gente lute para que a nomeação do candidato escolhido seja executada”, enfatiza a presidente da ADUFPel e suplente na Comissão Eleitoral, Celeste Pereira. 


Segundo ela, o governo federal segue a política do Banco Mundial, de privatização da educação pública e, por isso, busca empossar o gestor que a execute. Por esse motivo, a presidente da ADUFPel defende ser primordial que os gestores locais sejam pessoas apoiadas pelas suas comunidades. 


“Isso nos dá mais força de luta e, ainda, é uma prerrogativa de lei. Então, nós entendemos que uma reitoria sustentada pela sua base tem muito mais condições de fazer os enfrentamentos necessários para garantir que a educação superior seja defendida. Não vamos permitir que esses ataques se materializem também no âmbito para a indicação de reitor nas universidades”, afirma. 


De acordo com a docente, as entidades irão se empenhar, durante a condução do pleito, para que ele ocorra da maneira mais transparente possível, garantindo ampla participação mesmo diante desse momento de fragilidade do processo democrático e da pandemia. 


Confira o cronograma:

Inscrições de candidatos: 12 e 13/08 (até às 20h)

Homologação: 14/08

Apresentação de recursos: 17/08 (até às 17h)

Homologação final: 19/08

Realização da Consulta: 23 e 24/09 (primeiro turno) e 14 e 15/10 (segundo turno)


As normas e o cronograma podem ser acessados clicando aqui.


Assessoria ADUFPel

Imagem: Freepik

Veja Também

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.