ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Comunidade acadêmica da UFPel debate conjuntura com a população

Professores, técnico-administrativos e alunos da UFPel realizaram na tarde de sexta-feira (19), no Calçadão da Andrade Neves, uma assembleia da comunidade acadêmica para discutir com a população e as categorias da Universidade o atual momento político do país. A atividade foi chamada pela Frente Universitária Contra o Fascismo em Defesa da Educação Pública e Gratuita.


Um dos temas destacados durante a assembleia foi a importância da participação das categorias em ações contra o fascismo e em defesa da educação pública e gratuita. “Nós somos defensores de uma escola pública de qualidade, para que os nossos filhos, nossas filhas, sobrinhos e sobrinhas possam estudar e ter uma educação integral e qualificada”, afirmou a presidenta da ADUFPel-SSind, Fabiane Tejada. A docente ainda relembrou os cortes implementados pelo governo Temer, que afetaram o financiamento de bolsas de pesquisa, extensão e assistência estudantil: “Já tivemos muitos cortes e agora estamos apreensivos porque estamos vendo, no cenário, uma candidatura que não quer investir em financiamento para as universidades públicas e que fala que os servidores públicos dão prejuízo para o estado”.


A diretora do ASUFPel-Sindicato, Maria Tereza Fujii, ressaltou que este é um momento triste para a universidade pública e gratuita. “Mais do que nunca, pedimos a todos que se informem em fontes fidedignas, que procurem saber quais são as candidaturas, que procurem votar em quem não vai lhe tirar os direitos e que procurem votar em alguém que permita que nós trabalhadores possamos continuar avançando em nossas pautas”.


A importância da produção de um conhecimento crítico, com direito à reflexão e construção coletiva foi enfatizada pela estudante de Agronomia, Daniela Lumertz da Luz. A discente conclamou os estudantes a reativar e fortalecer os espaços do movimento estudantil na UFPel, em escolas e demais instituições de ensino. “A gente precisa tomar pelas nossas próprias mãos a luta contra esse projeto de ódio, esse projeto de horror e esse fortalecimento do fascismo que está sendo colocado”, destacou.


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.