ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Congresso presencial do ANDES-SN ocorrerá no primeiro trimestre de 2022

O 12º Conad Extraordinário do ANDES-SN teve seguimento na tarde da última sexta-feira (9). Neste segundo dia de encontro, ocorreu a Plenária do Tema II, que trata das questões organizativas e financeiras do Sindical Nacional. Um das principais deliberações foi a realização do próximo Congresso, que deverá acontecer presencialmente somente em 2022. 


Ao todo, há  251 pessoas inscritas, sendo 66 delegados e delegadas, 138 observadores e observadoras, 33 diretores e diretoras, 14 convidados e convidadas. Representantes de 76 seções sindicais do ANDES-SN participam do evento, entre eles a diretora da ADUFPel-SSind, Celeste Pereira (delegada), Regiana Wille e Elaine Neves (observadoras/suplentes). 


Questões abordadas

A resolução que ocupou boa parte da plenária foi a realização do Congresso do ANDES-SN. Foram apresentadas duas propostas, uma para a realização do evento, em formato presencial, no primeiro trimestre de 2022; e outra para a realização do congresso em formato virtual, em outubro deste ano. Após amplo debate, e embora não houvesse antagonismo entre as propostas, a maioria dos delegados e delegadas votou para que aconteça presencialmente no início do ano que vem, caso existam condições sanitárias para tal.


Na sequência, os e as docentes deliberaram pela contribuição financeira do Sindicato Nacional para o Projeto Nacional Cozinhas Solidárias do MTST, para doação de alimentos e quentinhas do MST e/ou para outras iniciativas de solidariedade dos movimentos sociais no combate à fome até o próximo Congresso. E decidiram também que as seções sindicais avaliem a possibilidade de realizar ações de solidariedade e combate à fome.


Os e as participantes aprovaram, ainda, as contas referentes ao exercício de 2020 e a previsão orçamentária para 2022 do Sindicato Nacional. E, antecedendo a plenária do Tema II, no período da manhã, os e as docentes se dividiram em grupos mistos para debater as propostas de resoluções do Tema III – Planos de Lutas dos Setores. 


“O conjunto da categoria, representada por suas delegações, compreendeu ser fundamental neste momento intensificar a luta nas ruas. A delegação da ADUFPel defendeu as duas coisas: a luta nas ruas e a organização da base através do seu instrumento maior, o congresso do ANDES SN”, avaliou Celeste Pereira. 


Na abertura dos trabalhos da tarde foi apresentado o vídeo do ANDES-SN dos atos de 3 de julho, com convocação para participação nas futuras manifestações. Confira abaixo:




O Conad, com tema central “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”, ocorre em formato virtual, em três sextas-feiras consecutivas (2, 9 e 16 de julho). No último dia, acontecerá a Plenária do Tema III e a Plenária de Encerramento. 


Fonte: ANDES-SN, com edição e inclusão de informações de Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.