ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Not��cia

Construção da nova sede da ADUFPel é concluída

As obras da nova sede da ADUFPel foram finalizadas nesta segunda-feira (24). Com a entrega, o prédio de 1000 m², localizado na rua 15 de Novembro, nº 110, em breve poderá se tornar o espaço agregador das ações da Seção Sindical.


A conclusão foi celebrada em uma simples cerimônia, na qual estiveram presentes engenheiros, arquitetos, trabalhadores, ex e atuais diretores da Seção Sindical, que contribuíram para a construção da sede. Todos foram lembrados no agradecimento feito pela presidenta da ADUFPel, Regiana Wille. 


“É uma alegria chegar neste momento, de consumação de um projeto que foi feito coletivamente”, reforçou. O momento também foi marcado pela entrega de presentes aos trabalhadores da obra, em agradecimento pela dedicação ao projeto.


Segundo ela, a idealização de um novo espaço para abrigar a Seção Sindical surgiu da necessidade de proporcionar aos sindicalizados e sindicalizadas um local mais confortável e seguro para a promoção de debates sobre os interesses dos e das docentes da UFPel e IF-Sul CaVG.  


“Estamos sempre do lado da luta desses servidores, em um projeto educacional e científico. A ADUFPel é um patrimônio e uma ferramenta, que nos seus quase 43 anos tem representado a categoria e defendido condições adequadas para o trabalho acadêmico, jamais separando ensino, pesquisa e extensão. Essa sede demonstra isso, a nossa coletividade e o nosso interesse pelo bom desempenho do trabalho acadêmico, e também para que possamos fortalecer as nossas lutas, que não são poucas”, salientou. 


O arquiteto Fábio Caetano também aproveitou o momento para agradecer a todos e todas que fizeram a nova sede tornar-se realidade. Caetano foi convidado pela ADUFPel para participar de todas as etapas, da preparação do edital para o concurso, à formação de equipes junto aos integrantes da comissão técnica e à coordenação da comissão julgadora. 


Em sua fala, Caetano dedicou o sucesso da obra à contratação da equipe vencedora do concurso para o acompanhamento do processo e destacou a importância da realização do edital. "Nós tivemos uma equipe muito boa participando e seis projetos que chegaram à fase final do concurso. Isso é bem importante porque acompanhamos essa questão dos concursos no Brasil e ficamos muito interessados porque o concurso é uma forma democrática de realização. Além de ser democrático, ele visa a escolha do melhor projeto e foi isso que conseguimos aqui”. 




O processo

A construção da nova sede da ADUFPel-SSind é fruto de um longo caminho percorrido coletivamente, que passou por diversas diretorias. Todas as discussões e estudos culminaram na aquisição do novo terreno, na região do Porto, e na realização de um concurso em 2015 para escolha da nova sede, que teve como vencedora a Desterro Arquitetos, de Florianópolis (SC). O contrato para a construção foi assinado em 4 de dezembro de 2019, e tinha previsão para ser concluído ao longo de 12 meses. Prazo que foi tensionado devido à Covid-19.


O professor aposentado e também ex-diretor da ADUFPel, Avelino Oliveira, que acompanha a obra desde o início, partilhou da satisfação em ter sido convidado pela atual diretoria a continuar na encarregatura da nova sede. Ele descreve este como mais um passo importante na trajetória da Seção Sindical, que permitirá uma série de ações agregadoras.


“Nesse local teremos um auditório excelente que podemos usar, quebrando a dependência de órgãos externos. O auditório está planejado para se integrar com a sede e com a rua, permitindo que a própria rua 15 de novembro seja de certa forma uma extensão do prédio”, sugere o professor, vislumbrando a realização de assembleias e ações mobilizadoras dos manifestantes nas ruas.


Confira o álbum de fotos aqui da entrega da nova sede aqui


Assessoria ADUFPel




Veja Também

  • relacionada

    GTPE da ADUFPel realiza nova reunião no dia 25 de maio

  • relacionada

    Entidades reivindicam à reitoria da UFPel medidas sanitárias eficazes para o retorno prese...

  • relacionada

    Entidades do Setor da Educação se reúnem sábado (21) para discutir mobilização nas IFE

  • relacionada

    Câmara aprova texto-base de projeto sobre educação domiciliar

  • relacionada

    Comunidades acadêmicas da UFSM e da UFOP protestam contra racismo nas universidades

  • relacionada

    Assembleia da ADUFPel não deflagra greve agora, mas sinaliza conjunto de ações para fortal...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.