ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Contra 7% de reajuste, bancários vão à greve no dia 30 de setembro

Comando de Greve indica recusa à proposta; assembleias da categoria decidem nesta quinta-feira (25) e próxima segunda (29) 

Os bancos, que obtiveram lucros exorbitantes no primeiro semestre, ofereceram apenas 7% de reajuste salarial aos bancários na mesa de negociação realizada na última sexta-feira (19) entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional de Greve. Por isso, os bancários prometem greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de setembro.

A orientação do Comando para as assembleias, que ocorrem nesta quinta-feira (25) e na próxima segunda (29), é pela não aceitação da proposta.  

Para preparar a greve, mobilizar o máximo possível de trabalhadores e pressionar os patrões, o Movimento Nacional de Oposição Bancária (MNOB), ligado à CSP-Conlutas, vai propor nas assembleias, que além da greve dia 30, ocorra uma paralisação parcial, no dia 26, com duração até o meio-dia.

No calendário de mobilização proposto pelo Comando de Greve está previsto um ato no dia 2 de outubro contra autonomia do Banco Central (BC), em frente à entidade. O MNOB propõe que neste dia o protesto deva abarcar também outras reivindicações dos bancários, como a revogação da resolução sobre o correspondente bancário; e que o BC puna os Bancos que demitam funcionários.

Com o objetivo de garantir o máximo de transparência nas negociações, o MNOB defenderá nas assembleias que as negociações entre Comando Nacional de Greve e Fenaban sejam transmitidas ao vivo.

Fonte: CSP-Conlutas

Veja Também

  • relacionada

    Para sair da ‘lista suja’, escravagistas terão que indenizar trabalhadores

  • relacionada

    Podcast Viração aborda os desafios dos/as aposentados/as hoje

  • relacionada

    5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.