ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

De forma genérica, Rodrigo Maia quer 'modernizar' o SUS

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou no final de julho que quer “modernizar” o Sistema Único de Saúde (SUS). Articulado com outros parlamentares e com empresários, como Luiza Trajano, da Magazine Luiza, Maia pretende “trazer novos aportes” ao SUS. O grupo de trabalho que discutirá o projeto de reforma do SUS é coordenado pela deputada federal Margareth Coelho (PP-PI). 


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) divulgou nota criticando a medida. O CNS lembra que, pela Constituição de 1988, ele é “a instância máxima de deliberação, monitoramento e fiscalização do SUS, sendo responsável pela formulação de estratégias para a saúde pública e pelo controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômico e financeiro”. 


Por essa razão, a nota frisa ainda “ser inadmissível que qualquer proposta referente a mudanças no SUS, oriunda do Legislativo ou de qualquer outro espaço, seja arquitetada sem participação do controle social na saúde”. O CNS também ressalta que a proposta de suposta “modernização” do SUS, anunciada por Rodrigo Maia, não assegura um amplo debate com segmentos fundamentais do próprio Congresso Nacional, como a Comissão de Seguridade Social e Família, as frentes parlamentares da saúde e a Comissão Externa sobre Coronavírus.


“A participação do CNS nos debates sobre os rumos do SUS e da saúde em nosso país deve ser considerada impreterivelmente, em qualquer hipótese, para o bem do Brasil. Estamos à disposição do Congresso Nacional e da sociedade brasileira para continuarmos a defender e a reafirmar a importância do SUS para o nosso país”, conclui a nota do Conselho Nacional de Saúde.


O Fórum Estadual em Defesa do SUS vai se reunir no sábado (8), de maneira virtual e ampliada, para organizar ações no estado, como um Ato Unificado da Saúde. A ADUFPel estará presente. A reunião será às 16h. 


Assessoria ADUFPel com informações de CNS e de G1. Imagem de EBC.

Veja Também

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.