ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes avaliam calendário acadêmico em reunião do GTPE da ADUFPel

Na última quarta-feira (23), o Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), esteve mais uma vez reunido na sede da ADUFPel para tratar de assuntos de interesse da categoria. O encontro aconteceu logo depois de uma atividade do  Grupo de Trabalho sobre Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), que abordou pautas referentes à aposentadoria. Leia aqui.


Conforme relata a diretora da entidade e coordenadora do GTPE, Valdelaine Mendes, a reunião teve como propósito reorganizar os grupos de trabalho, enfatizando a importância do debate no âmbito local. Os três temas principais que nortearam a discussão foram a reforma no Ensino Médio, o calendário acadêmico e o empreendedorismo e a inovação na universidade pública e contou com a participação de docentes aposentados e na ativa.


Sobre a discussão em relação à reforma no Ensino Médio, o grupo optou por não fazer um debate mais aprofundado, já que na última assembleia, que ocorreu na semana passada, o tema foi aprofundado e desde então não ocorreram fatos novos. 


Os impactos do calendário acadêmico de cinco semestres em dois anos foram apontados pelos dirigentes. O trabalho docente, assim como a formação dos estudantes vêm sendo fortemente prejudicados pelo formato, que fragiliza e precariza o ensino, assim como desmotiva e dificulta a apropriação do que é ofertado pela universidade, muitas vezes tornando o processo adoecedor. 


“Com relação ao tema do empreendedorismo e da inovação na universidade, também fizemos uma discussão muito bem articulada relacionada ao calendário acadêmico e avaliando o quanto isso impacta todo o trabalho na universidade. Nós temos aí um conjunto de ações pautadas nesses valores de empreendedorismo de inovação e a nossa opinião é que isso tudo reforça a busca por soluções individuais, particulares dos problemas que são enfrentados na universidade e cada vez mais afeta o trabalho coletivo dentro da instituição e estimula então a competição, a meritocracia e principalmente o entendimento de que os problemas não são decorrentes de questões mais amplas referente a política e a economia e sim problemas que devem ser resolvidos de forma particular”, destacou Valdelaine.


Os próximos encontros que serão realizados pela ADUFPel terão o objetivo de aprofundar e refletir sobre os desdobramentos dos temas trazidos na reunião por sua relevância e pela preocupação da seção sindical.  


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

  • relacionada

    Contribuição previdenciária de aposentadas, aposentados e pensionistas - o que está em deb...

  • relacionada

    Nota de Repúdio ADUFPel sobre reintegração de posse do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Co...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda fim da greve e o retorno das aulas na UFPel

  • relacionada

    Em novembro, ANDES-SN realiza seminário e curso de formação sindical sobre os 60 anos do g...

  • relacionada

    CCJ do Senado adia análise do Marco Temporal para outubro

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.