ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes da Faculdade de Educação da UFPel divulgam “Manifesto pela Liberdade de Ensinar e Aprender”

Professoras e professores da Faculdade de Educação (FaE) da UFPel divulgaram recentemente um documento intitulado “Manifesto pela Liberdade de Ensinar e Aprender”, em que posicionam-se contra a proposta de criminalização da educação intitulada de "Escola sem Partido". Ainda, defendem a liberdade de cátedra, o trabalho docente e a educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.


Confira:


 

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM DEFESA DA LIBERDADE DE ENSINAR E APRENDER

 

 

Estamos vivenciando no Brasil ataques reacionários contra professoras e professores, especialmente a quem trabalha em escolas públicas de Educação Básica. Tais ataques provêm, principalmente, de movimentos como o “Escola sem Partido”, que tentam cercear a liberdade de ensino e o pluralismo de concepções pedagógicas previstos na Constituição Federal. Esse movimento desvia a atenção dos principais problemas educacionais, como o papel da escola e da educação na problematização e enfrentamento das desigualdades sociais e econômicas, das desigualdades entre homens e mulheres, assim como o combate à homofobia e a todas as formas de violência, provocando, assim, o silenciamento de importantes discussões nas salas de aula.

Mediante este cenário, nós, professoras e professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, como trabalhadoras e trabalhadores da educação e formadores de docentes, queremos nos posicionar na defesa radical da liberdade de ensinar e de aprender, contra esses movimentos e contra a criminalização do ensino. Entendemos que as inúmeras tentativas de implantar restrições ao trabalho docente atacam não só esta categoria de trabalhadoras e de trabalhadores, mas, também, a democracia e a própria Constituição Federal. Expressamos nossa solidariedade com as professoras e os professores, seus sindicatos e equipes diretivas das escolas e nos prontificamos, como instituição, para agir de forma conjunta por meio de ações que visem garantir o livre exercício do magistério e o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

 

Docentes da Faculdade de Educação da UFPel

Dezembro de 2018

 

Veja Também

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.