ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG aprovam paralisação no dia 30 de maio

A categoria docente da UFPel e do IFSul-CaVG aprovou adesão ao segundo Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação Pública, que acontecerá em 30 de maio. A decisão de paralisar as atividades foi tomada em Assembleia Geral (AG) da ADUFPel-SSind, realizada ontem (28), e do Sinasefe-IFSul, ocorrida segunda-feira (27). Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade também aprovaram paralisação.


Após a grande adesão da população às manifestações de 15 de maio, que levaram centenas de milhares de pessoas às ruas, entidades estudantis definiram novas ações em defesa da educação e contra a Reforma da Previdência, que terão a participação de entidades sindicais. O dia 30 de maio faz parte de uma agenda preparatória de mobilizações que antecedem a Greve Geral do dia 14 de junho, cuja participação docente foi deliberada em AG da ADUFPel-SSind no dia 9 de maio.


O Dia de Lutas é convocado por diversas entidade estudantis e sindicais: ANDES-SN, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fasubra, Sinasefe, Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).


A luta é na rua!

Os protestos têm como eixo a contrariedade ao corte orçamentário de 30% nas instituições federais de ensino - estratégia utilizada também como pressão pela aprovação da Contrarreforma da Previdência. Além disso, a mobilização inclui a luta contra as demais medidas que incorporam a perseguição do governo ao setor da educação, como os cortes em bolsas de mestrado e doutorado, os ataques aos cursos de Filosofia e Sociologia e a criminalização de docentes.


Atividades do dia 30 em Pelotas

Em todo o país, acontecerão protestos contra os ataques do governo federal à educação pública. Em Pelotas, para o Dia de Lutas, entidades e movimentos sociais organizam um ato no largo do Mercado Central, que acontecerá a partir das 15h. Pela manhã, algumas unidades da UFPel irão realizar atividades preparatórias. No Centro de Artes e Instituto de Ciências Humanas, a partir das 9h, haverá produção de cartazes. A Faculdade de Educação fará, em frente ao Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), uma aula na rua. Docentes também participam, na manhã de hoje, do programa Contraponto da RádioCom e amanhã (quinta-feira) será a vez dos estudantes.


A Assembleia sugeriu que pela manhã as unidades acadêmicas realizem atividades descentralizadas, para que discutam as realidades locais e se prepararem para o ato da tarde. Demais unidades que queiram divulgar suas ações, devem entrar em contato conosco através do e-mail imprensa@adufpel.org.br.  


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Saiba quais são os 5 R’s da greve docente federal

  • relacionada

    XXV Encontro da Regional RS do ANDES-SN é adiado

  • relacionada

    Em debate na ADUFPel, docentes discutem os desafios da carreira

  • relacionada

    Docentes federais em greve participam de reuniões e fazem aula em frente ao MEC

  • relacionada

    Nota de solidariedade da ADUFPel às vítimas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do...

  • relacionada

    Assedio moral, saiba como identificar

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.