ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes discutem Regulamento do Ensino de Graduação em reunião na ADUFPel-SSind

Na tarde de ontem (23), membros da diretoria, do Conselho de Representantes e do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) da ADUFPel-SSind reuniram-se para debater a proposta de minuta de reformulação do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. O encontro teve como objetivo subsidiar os docentes para a reunião do dia 28, na qual a Reitoria irá apresentar à comunidade acadêmica o documento que propõe mudanças no Regulamento da Universidade.


A realização de seminários com a comunidade foi solicitada pela ADUFPel-SSind, bem como a ampliação do prazo para discussão do documento.


Encaminhamentos

Durante a reunião na ADUFPel-SSind, houve a manifestação da disposição dos docentes ao diálogo com a Reitoria no sentido de garantir um debate profundo sobre cada aspecto proposto na minuta da Graduação, visando a construção de uma proposta pautada na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, na autonomia universitária e no debate democrático.


Além da disposição para debater com a Reitoria todos os pontos da nova proposta de Regulamento de Ensino de Graduação, as/os docentes reunidos também deliberaram o repúdio à inserção da discussão de carga horária docente embutida no texto desta minuta, tendo em vista que esse ponto já foi discutido e decidido em 2017 está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Além disso, a ADUFPel-SSind e o Conselho de Representantes conclamam a todas/os docentes a levarem seus/suas alunos/alunas ao encontro sobre o Regulamento do Ensino de Graduação, fazendo suas aulas acontecerem no debate que impacta na reflexão sobre a Universidade que queremos.


Nota Técnica da CGU é pautada no Cocepe

Ontem, o Conselho Coordenador de Ensino Pesquisa e Extensão (Cocepe) reuniu-se para discutir a Nota Técnica da Controladoria Geral da União (CGU), referente à consulta encaminhada pela Universidade solicitando posicionamento do órgão a respeito do mínimo de horas semanais em sala de aula.


Representando a ADUFPel-SSind, os diretores Renato Waldemarin e Luiz Carlos Rigo participaram do início da reunião, na qual puderam expor aos integrantes do Conselho a posição da Seção Sindical sobre o assunto. A presença na reunião foi solicitada pela diretoria após ter tomado conhecimento da existência da Nota Técnica.


Segundo Waldemarin, a diretoria solicitou ao Cocepe que aguarde os debates sobre o Regulamento antes que qualquer reformulação seja aprovada. Além disso, reforçou que a carga horária docente, apesar de estar inserida no regimento de graduação, não se restringe apenas a ele. “Nós alertamos a Reitoria de que tratar do Regulamento sem consultar a comunidade é uma decisão política que afronta os professores. É uma decisão política sobre como a Reitoria lida com os aspectos internos e externos da Universidade, de como a UFPel se relaciona com a opinião já expressa pelo conjunto dos professores e com as limitações que o MEC impõe a ela”, afirmou.


Reunião com a comunidade

O encontro chamado pela Reitoria para discussão do Regulamento do Ensino de Graduação ocorrerá no dia 28 de agosto (próxima terça-feira), às 14h, no prédio do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS), localizado  na rua Alberto Rosa, esquina Benjamin Constant.


Assessoria ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Jurídico do ANDES-SN aponta ilegalidade na cobrança do controle de frequência de docentes ...

  • relacionada

    Governo busca aprofundar política de divisionismo entre as categorias do funcionalismo fed...

  • relacionada

    Situação orçamentária da UFPel é grave

  • relacionada

    Greve de docentes federais chega a 39 instituições

  • relacionada

    Em acordo com as Normas para a Consulta à Comunidade Universitária, divulgamos a homologaç...

  • relacionada

    Dia do/a Trabalhador/a é dia de luta!

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.