ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes referendam atividades do dia 8 de março

Em Assembleia Geral ocorrida ontem (6), docentes da UFPel referendaram as atividades programadas para o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Além da programação construída pela ADUFPel-SSind, em parceria com outras entidades sindicais, coletivos e movimentos sociais, as/os professoras/es presentes também indicaram a participação na audiência pública sobre a data, que ocorrerá na Câmara de Vereadores às 9h.

 

Nota de solidariedade

Os diretores da Sesunipampa, Caiuá Al-Alam e Guinter Leipnitz estiveram na AG a convite da presidente da ADUFPel-SSind, para expor o caso da colega de trabalho e de seção sindical, Letícia de Faria Ferreira, que sofre um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) pela Universidade e corre risco de ser exonerada.

 

A docente participou como membro de Banca de um processo de seleção para docente na Unipampa Campus São Borja em 2015 e, ao observar irregularidades na seleção, as encaminhou aos órgãos e instâncias responsáveis da Universidade. No entanto, mesmo com indicação da Justiça Federal para que não houvesse nomeação enquanto ocorressem as investigações, e mesmo com o deferimento da Comissão de Ética em relação às observações de irregularidades da professora, a reitoria da Unipampa homologou o concurso, procedendo a nomeação, que logo foi suspensa pela Justiça Federal. A partir destes fatos, a servidora Letícia de Faria Ferreira passou a responder diversas intimações da Reitoria e, através do PAD movido pela Administração Superior da Unipampa, corre risco de exoneração.

 

Diante dos fatos e após discussão, foi aprovada por unanimidade nota de solidariedade à professora Letícia de Faria Ferreira, que pode ser acessada na íntegra aqui.

 

Disciplina “O Golpe 2016”

Foi aprovado por unanimidade repúdio à tentativa de cerceamento da autonomia universitária e ataque à liberdade de cátedra da parte do Ministério da Educação (MEC) contra os responsáveis pelo curso de graduação “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, anunciado pela Universidade de Brasília (UnB) e promovido pelo Instituto de Ciência Política da UnB. Foi aprovado, ainda, o encaminhamento de solicitação à Reitoria da UFPel que se posicione contrária às ações do Ministério da Educação no caso referido.

 

Programação 8M

Confira as atividades do Dia Internacional da Mulher em Pelotas:

 

9h: Audiência Pública “Representatividade feminina: Mulheres na política”, referente ao Dia Internacional da Mulher.

11h30: Entrega de carta de reivindicações à prefeita Paula Mascarenhas.

15h30: Concentração, em frente à Prefeitura, para panfletagem pelas paradas de ônibus e pela região central.

16h30: Performance “Lama” no Mercado.

17h: Concentração no largo do Mercado Público, onde mulheres e homens em apoio a causa sairão em marcha pelas ruas da cidade.

 

Assessoria ADUFPel

 

Foto: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.