ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Em enquete do MEC, maioria dos estudantes opta pelo adiamento do Enem para maio de 2021

Em enquete do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrida entre 20 e 30 de junho, 50% dos estudantes votaram pelo adiamento das provas para maio de 2021. O resultado foi divulgado no dia 1º de julho, em coletiva de imprensa do Ministério da Educação (MEC), pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes. 


A maioria dos alunos optou pela realização do Exame impresso entre 2 e 9 de maio e o digital entre 16 e 23 de maio. Dos mais 5,8 milhões de candidatos confirmados para o Enem, 1.113.350 participaram da enquete, o que representa 19,3% dos inscritos confirmados. As demais opções, que receberam menos votos, eram dezembro de 2020 (15%) e janeiro de 2021 (36%). 


As datas escolhidas ainda serão debatidas por entidades do ensino médio e superior e em até três semanas será divulgada a data definitiva. A articulação ocorrerá entre o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre outros.


Também, foi informada que a edição de 2020 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), direcionado a alunos do ensino superior, foi cancelada. A prova acontecerá ocorrerá apenas em 2021, com data ainda a ser divulgada.


Adiamento é resultado da mobilização 

As discussões sobre o adiamento do Exame começaram em maio por conta do avanço da pandemia. Na época, o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia anunciado que iria manter a realização em novembro de 2020. Porém, a pressão da população e de diversas instituições, entidades, órgãos e movimentos sociais, resultou no seu adiamento. 


A  decisão foi anunciada pelo Inep e pelo MEC em 20 de maio, um dia após o Senado Federal aprovar a suspensão por conta do estado de calamidade pública provocado pela pandemia do novo coronavírus. Naquele momento, as provas foram adiadas de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais e o Inep afirmou que iria promover uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020.


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.