ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Estudantes universitários mexicanos radicalizam protestos contra desaparecimentos

Uma assembleia interuniversitária de estudantes mexicanos decidiu, na noite de terça-feira (21), realizar atos e paralisações nos próximos dias para exigir que os 43 estudantes desaparecidos no estado de Guerrero sejam devolvidos à sociedade com vida. A paralisação, de 48h, começou nesta quarta-feira (22) e piquetes estão convocados para todas as regiões do país.


A assembleia, realizada na Universidade Autônoma do México (Unam), deliberou impulsionar ações mais contundentes porque, segundo entrevista de um estudante ao jornal local El Universal, “não adianta mais apenas marchar, é necessário fazer algo que os afete”. Os estudantes, ao fim da assembleia, fizeram um chamado para que o movimento sindical da educação também se some aos protestos.


A deliberação coletiva dos estudantes universitários mexicanos dá mais força ao movimento, que segue ocupando as ruas do país. Os manifestantes responsabilizam o governo e as milícias pelo desaparecimento de 43 estudantes do magistério rural na noite de 26 de setembro, na cidade de Iguala, estado de Guerrero, no sudoeste do país.


Caso os estudantes não sejam devolvidos com vida, os universitários mexicanos prometem radicalizar ainda mais os protestos. Depois de atear fogo à sede do governo de Guerrero, os manifestantes começam a discutir a possibilidade de ocupar a sede de um canal de televisão, e também de boicotar a organização dos Jogos Centro Americanos e do Caribe, uma espécie de jogos olímpicos para países da região – que começam em 14 de novembro na cidade mexicana de Veracruz.


Fonte: ANDES-SN


*Com informações de El Universal e imagens de Desinformemonos.


Veja Também

  • relacionada

    Para sair da ‘lista suja’, escravagistas terão que indenizar trabalhadores

  • relacionada

    Podcast Viração aborda os desafios dos/as aposentados/as hoje

  • relacionada

    5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.