ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Exercícios físicos no isolamento: conheça o Yoga

Durante o período de isolamento social é fundamental, para o corpo e para a mente, realizar exercícios físicos periódicos. A ADUFPel já tratou do tema no site e no programa Viração. Agora, a Seção Sindical apresenta mais uma modalidade, o Yoga, prática milenar originária da Índia.  


“O Yoga, quando realizado regularmente, ajuda a manter o corpo saudável e forte. Também ajuda manter o corpo longe de algumas doenças. Ele foi desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de milhares de anos e seu principal objetivo é equilibrar o funcionamento do aparelho glandular e do sistema nervoso”, afirma Tatiana Duarte, que é mestra em Artes Visuais pela UFPel e instrutora de Tantra Yoga com formação na organização internacional sócio-espiritual Ananda Marga. A modalidade de Tantra Yoga é mais sutil, integrando a prática do Yoga, meditação e serviço social.  


Segundo a instrutora, o Yoga ajuda na saúde física. As posturas, baseadas nos animais, dão flexibilidade e força. Os exercícios também proporcionam alongamentos, alívio de dores e tensões, além de dar tônus aos músculos. “Os exercícios de respiração, integrados com as posturas, ajudam a desenvolver a autoconsciência e a clareza mental”, cita. 


“A prática do Yoga visa encaminhar para uma prática meditativa, preparando um corpo para a conexão mental. As respirações são relacionadas com a concentração e bem estar, vital para elevar a energia do corpo e trazer a mente para um estado de presença e calma. Cada postura ativa um determinado tipo de respiração que dá consciência ao nosso diafragma. Aumentando a capacidade pulmonar, deixa o corpo mais disposto e ativo”, completa Tatiana. 


Yoga durante a pandemia

Para a instrutora, o isolamento social proporcionado pela Covid-19 mostrou, de uma maneira mais latente, os males do sedentarismo, aumentando as dores pelo corpo em quase todas as pessoas. 


“E muitas vezes para parar de senti-las é só começar a fazer alguma atividade física. O yoga é uma ferramenta importante, pois dispensa grandes espaços e equipamentos. Para iniciar é preciso disposição, um tapete e a vontade para adquirir saúde mental e física”, comenta. Tatiana indica, para quem quer começar a praticar, que busque dicas com alguém que já pratica. Também é possível procurar aulas em vídeo na internet


Exercício para iniciantes

“Proponho que façam a postura da árvore. Ela busca concentração e equilíbrio. Comece em pé na pose da Montanha (Tadasana), com os braços ao lado do corpo. Distribua seu peso uniformemente pelos dois pés, aterrando igualmente pelos tornozelos internos, tornozelos externos, dedões e dedos dos pés. Mude seu peso para o seu pé esquerdo. Dobre o joelho direito e use a mão para colocar o pé direito ao lado interno da coxa esquerda. Não apoie o pé no joelho, apenas acima ou abaixo dele. 


Ajuste a sua posição para que o centro da sua pélvis esteja diretamente acima do seu pé esquerdo. Em seguida, ajuste os quadris para que o quadril direito e o quadril esquerdo estejam alinhados. Descanse as mãos nos quadris e alongue o cóccix. Em seguida, coloque as palmas das mãos juntas em posição de oração no peito. 


Fixe seu olhar suavemente em um ponto imóvel à sua frente. Pressione o pé direito na coxa esquerda, pressionando a coxa igualmente contra o pé. Inspire enquanto estende os braços sobre a cabeça, colocando as pontas dos dedos em direção ao céu. Gire as palmas das mãos para dentro e coloque as palmas das mãos juntas em posição de oração, acima da cabeça. Mantenha a posição contando mentalmente até 30. Para sair da pose, volte para a pose da Montanha. Repita pelo mesmo período de tempo no lado oposto”, sugere Tatiana. 


Assessoria ADUFPel com imagem de EBC.

Veja Também

  • relacionada

    Assessoria Jurídica da ADUFPel alerta para novo golpe

  • relacionada

    Junta Eleitoral promove segundo debate com candidatos/as à reitoria da UFPel nesta terça (...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a consulta informal à comunidade universitária para a escolha de re...

  • relacionada

    USP diploma 15 estudantes mortos pela ditadura empresarial-militar

  • relacionada

    Junta Eleitoral promove debate com candidatos/as à reitoria da UFPel nesta sexta (23)

  • relacionada

    Governo federal corta ponto de grevistas do INSS

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.