ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Faculdade de Educação da UFPel realiza ato em defesa da universidade pública na próxima quinta (22)

A comunidade da Faculdade de Educação (FAE) da UFPel vai realizar, na próxima quinta-feira (22), a partir das 13h30, em frente à entrada do prédio do Campus das Ciências Humanas e Sociais (Rua Alberto Rosa), um ato público e coletar assinaturas em um abaixo-assinado para o retorno da portaria e a melhoria das condições de trabalho e estudo. A ação busca, também, prestar solidariedade aos/às trabalhadores/as terceirizados/as devido às suas condições de trabalho e recorrentes demissões que vêm ocorrendo em consequência dos cortes orçamentários promovidos pelo governo federal. 


O valor de custeio atual da Universidade, utilizado para despesas básicas e contratos de terceirização, é 26,45% menor em comparação com 2019, e os mais recentes cortes atingem 6,12% dele. Além disso, os contratos terceirizados absorvem mais de R$ 30 milhões do orçamento anualmente, o que equivale a aproximadamente 45% do custeio. 


Segundo o pró-reitor Administrativo, Ricardo Hartlebem Peter, os cortes foram o fator determinante para essa decisão e prevê, até outubro de 2022, que a instituição estará com 27,37% de trabalhadores/as terceirizados/as a menos que dezembro de 2019, considerando que um novo contrato iniciará nessa data. 


Impactos das demissões 

As demissões irão afetar diretamente o funcionamento institucional. O impacto será vigilância reduzida, menor circulação de veículos por carência de motoristas, menos postos de portaria. Em locais que possuíam antes duas entradas, com dois postos, passaram a ter somente um. E, no caso da manutenção predial, o tempo para atendimento de uma solicitação será maior do que o considerado normal, podendo demorar até mesmo o dobro do prazo.


Abaixo-assinado por melhores condições de estudo e trabalho

A coleta de assinaturas está disponível nas páginas da FAE, do PPGECM e do PPGE ou no link https://forms.gle/S6BRSLEYCvHQVZBR7


Assessoria ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.