ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Falta de repasses leva à suspensão das aulas do Desafio Pré-Universitário Popular da UFPel

Mais de 60 estudantes do Desafio Pré-Universitário Popular estão com as aulas suspensas por falta de verbas. A paralisação do projeto da UFPel, que há mais de três décadas prepara gratuitamente jovens em situação de vulnerabilidade para o ingresso no ensino superior, já dura mais de duas semanas e é reflexo da supressão do repasse de recursos fundamentais para garantir a permanência desses/as alunos/as, como auxílios transporte e alimentação. 

A situação levou a comunidade acadêmica e os apoiadores do Desafio a se mobilizarem em uma assembleia pública na tarde desta sexta-feira (08), na Esplanada do Theatro Sete de Abril. A atividade, que contou com a presença da ADUFPel, buscou pressionar o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a reitoria da UFPel e o poder público municipal a garantirem a continuidade do projeto e a permanência dos/as estudantes.

O projeto, vinculado atualmente a um contrato com o MJSP, que previa a liberação de recursos para os anos de 2024 e 2025, teve os repasses interrompidos. Embora a primeira parcela tenha sido transferida no início deste ano, permitindo o pagamento de bolsas a alunos/as e coordenadores/as, o valor referente ao próximo período segue bloqueado. Um aporte emergencial de R$ 80 mil foi prometido, mas ainda está retido por trâmites administrativos internos da Universidade.

Sem auxílio financeiro, os/as estudantes/as, em sua maioria moradores/as das periferias da cidade, enfrentam obstáculos para chegar até o campus Anglo, onde as aulas ocorrem. Muitos precisam utilizar até quatro ônibus por dia, mas não têm direito ao passe livre, à meia passagem nem ao Restaurante Universitário, já que não possuem vínculo formal com a instituição.

Texto: Assessoria de Imprensa ADUFPel, com informações de Alicerce UFPel e A Hora do Sul

Fotos: ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Dossiê "Fim da Escala 6x1 e a Redução da Jornada de Trabalho" divulga primeiro artigo

  • relacionada

    XXVII Encontro Regional do ANDES-SN/RS: nova sede e debates impulsionam a luta por direito...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda discurso de ódio na mídia social

  • relacionada

    Dia Mundial da Saúde Mental (10/10): por uma política pública livre de violações

  • relacionada

    10 de outubro é marcado pelo Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher

  • relacionada

    Centro de Letras e Comunicação recebe primeira visita da ADUFPel para falar sobre Reforma ...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.