ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Fraude dos exames pré-câncer será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Pelotas

Uma audiência pública em memória às vítimas da fraude dos exames pré-câncer de colo de útero falso-negativos, que completou quatro anos em julho, será realizada no dia 2 de agosto, às 19h, na Câmara Municipal (Quinze de Novembro, 207). A proposição é do Movimento 8M Pelotas, do qual a ADUFPel faz parte, e das vereadoras Fernanda Miranda (PSOL) e Carla Cassais (PT).


Até hoje, não houve resolução do caso, além de retaliações e silenciamento. Inclusive, os servidores que, corajosamente, denunciaram o problema, foram transferidos da Unidade Básica de Saúde (UBS) onde trabalhavam. 


Ainda, o Ministério Público concluiu que não houve fraude nos exames e não há resposta para as mortes de Greice Dóro, Emanuele dos Santos, Ieda de Ávila e outras mulheres, cujas mortes poderiam ter sido evitadas caso o resultado tivesse sido outro.


Entenda

Em julho de 2017, seis profissionais de saúde da UBS Bom Jesus enviaram um memorando para a Secretaria de Saúde, no qual relataram preocupação com os resultados de exames de pré-câncer analisados pelo laboratório Serviço Especializado em Ginecologia (SEG), de Pelotas. A denúncia indicava que entre janeiro de 2014 e junho de 2017 todos resultados dos exames citopatológicos apontavam como negativos para malignidade. Em outros anos, a média era de 760 exames, e o número de pacientes com câncer foi em torno de 40.


A denúncia aconteceu a partir da morte de Greice (UBS Bom Jesus), vitimada pelo câncer de colo do útero com seu papanicolau falso-negativo. Em seguida, houve mais dois falecimentos: Emanuele (UBS Balneário dos Prazeres) e Ieda (UBS Bom Jesus). O caso de Ieda originou a desconfiança dos servidores da UBS Bom Jesus sobre a padronização dos laudos, já que era paciente padrão - realizava seu exame preventivo anualmente e era acompanhada pela equipe de saúde. Já doente e tratando o câncer, realizou novo papanicolau que novamente atestou “nenhuma alteração”, apesar de ter feridas visíveis a olho nu no colo uterino.


Assessoria ADUFPel, com informações de 8M Pelotas

Veja Também

  • relacionada

    Podcast Viração aborda os Jogos Olímpicos e incentivo ao esporte no Brasil

  • relacionada

    GTPE da ADUFPel se reúne para avaliar questões relativas ao trabalho acadêmico na UFPel

  • relacionada

    Assembleia da ADUFPel autoriza a venda da sede da Major Cícero

  • relacionada

    Quatro em cada dez trabalhadores brasileiros se sentem sob risco psicológico, aponta pesqu...

  • relacionada

    ANDES-SN receberá materiais para a revista Universidade e Sociedade até 1º de outubro

  • relacionada

    III Jornada para Assuntos de Aposentadoria acontece em novembro na cidade de Brasília (DF)

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.