ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Fórum em Defesa do SUS/RS divulga nota de solidariedade à luta dos trabalhadores do IMESF

noticia

Foto: Sindisaúde-RS

O Fórum em Defesa do SUS/RS divulgou uma nota em solidariedade e apoio à luta dos/as trabalhadores/as do Instituto Municipal da Estratégia da Saúde da Família (IMESF), de Porto Alegre. Os profissionais lutam contra as ameaças do governo de Marchezan (PSDB), em uma tentativa de desmonte do SUS. 


No atual contexto de crise sanitária, econômica, social, política, agora potencializada pela Covid-19, o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) reforça os ataques a esses trabalhadores, iniciados em setembro de 2019, com ameaças de demissões, remanejos e assédios, contribuindo para o enfraquecimento dos postos de saúde do município.


Profissionais, que já encontram-se em meio a tensão por conta da pandemia, têm seus direitos retirados e vivem um momento de descomprometimento da gestão pública. Para garantir a sua saúde física e mental, no dia 14 de outubro, deram início a uma greve de três dias, que resultou em uma liminar favorável concedida pelo TRT-4, a qual impede que Marchezan os demita até 4 de dezembro. 


“A saúde, enquanto bem público, precisa ser preservada. A pandemia nos mostrou que, não fosse o SUS e a garra de seus trabalhadores e trabalhadoras, teríamos desfechos muito piores que os já colocados para a sociedade, com perdas irreparáveis para um sem número de famílias. A defesa do SUS é imperiosa para o povo brasileiro, bem como a defesa dos serviços e servidores públicos em geral”, comenta a presidente da ADUFPel, Celeste Pereira. 





Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG deflagram greve a partir de 15 de abril

  • relacionada

    Por que fazer greve?

  • relacionada

    Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, aponta o primeiro relatório de igualdade salari...

  • relacionada

    Após 6 anos e dez dias, PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

  • relacionada

    Nota das Diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe em apoio à greve da Fasubra

  • relacionada

    Setor das Federais aponta greve docente a partir de 15 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.