ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Governo federal retoma debates sobre Reforma Sindical

O governo de Jair Bolsonaro voltou a impulsionar discussões sobre a Reforma Sindical e sobre uma nova Reforma Trabalhista. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), criado em setembro, já se reuniu duas vezes no mês de julho para debater o tema. 


O Gaet é formado por especialistas, como ministros, desembargadores, economistas e juízes. Tem como objetivo dar sugestões de reformas ao governo federal. Quem comanda os debates é a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. 


A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tem servido como motivadora para que Paulo Guedes e seus companheiros tentem emplacar uma nova onda de retirada de direitos trabalhistas, além de ataques à organização sindical. Segundo a Folha, algumas das propostas são: correção de dívidas trabalhistas e limitação de indenização para danos morais.


Quanto à Reforma Sindical, a ideia inicial parece ser de acabar com a unicidade e permitir a pluralidade sindical, garantindo, inclusive, a criação de sindicatos por empresas. O Gaet também pretende acabar com o registro sindical junto ao governo e propor um período de transição para a mudança de regras.


“Este é mais um ataque à organização dos trabalhadores. O governo pretende pulverizar as ações organizadas das categorias de enfrentamento à essa política genocida e facista. Isso vai nos exigir muita disposição, organização e luta. Mas isso, por certo, não nos falta. Seguimos em frente e avançaremos”, avalia Celeste Pereira, presidente da ADUFPel. 


Assessoria ADUFPel com informações de Folha de São Paulo e imagem de EBC

Veja Também

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.