ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Grupo de Trabalho do ANDES-SN debate privatização da saúde e aposentadoria

O Pleno do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do ANDES-SN reuniu-se, nos dias 24 e 25 de setembro, em Brasília (DF). O encontro, que contou com a participação de representantes da diretoria nacional e das seções sindicais, entre elas a diretora da ADUFPel, Elaine Neves, pautou análise de conjuntura; privatização da saúde; resoluções aprovadas no 65° CONAD; entre outros assuntos. 


O primeiro painel tratou da possibilidade de construção de um dossiê sobre a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), elaborado conjuntamente pela Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, Fasubra e ANDES-SN, com o levantamento de dados e relatos de quem atua nos Hospitais Universitários (HU) geridos pela Empresa. 


A construção do documento mantém-se no horizonte. O objetivo é, posteriormente, socializar as informações com os demais Grupos de Trabalho (GT) do Sindicato Nacional e reforçar nos espaços de luta, como os Fóruns Regionais de Saúde. Além disso, as entidades buscarão fortalecer a defesa da realização de concursos públicos dentro da EBSERH e certificar os HUs como unidades de formação.

O Pleno também analisou e atualizou as deliberações do 65º CONAD, considerando a importância de fazer um levantamento sobre a saúde docente durante e pós-pandemia, e encaminhou a realização da discussão sobre os assuntos de aposentadoria juntamente com outros GTs. 


Sendo assim, dois eventos serão propostos: a II Jornada Nacional dos/as Aposentados/as e o VIII Seminário Nacional de Saúde do/a Trabalhador/a Docente, com a participação de representantes do ANDES-SN, da Fasubra e da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde.  


“A reunião foi muito profícua, pois além de abordarmos a questão da privatização da saúde afetando diretamente a formação acadêmica, ainda foram discutidos os vários embates que teremos com a política desse desgoverno, como o decreto 10.620, que cria um órgão gestor dentro do INSS para transpor aposentados e aposentadorias para essa gerência, e a lei 12.550/2011, que introduz a privatização nos HUs”, avaliou Elaine. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.