ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

II Semana da Com Ciência Negra traz importantes debates a Pelotas

A UFPel e o IFSUL-CaVG promovem nos dias 26, 27 e 28 de novembro a II Semana da Com Ciência Negra. O evento, que será virtual, homenageará a Mestra Griô Sirley Amaro, que recentemente faleceu, e também o mestre Moa do Katendê, um dos maiores mestres de capoeira Angola brasileiro, assassinado em 2018. 


O tema da II Semana é “Circularidade dos Saberes-Fazeres-Poderes na Ciência. A Circularidade dos Saberes-Fazeres-Poderes na Com Ciência. Ciência Preta. Que ciência é essa?”. Segundo William Machado, um dos organizadores do evento, a Semana “tem o propósito de discutir as lutas dos(as) negros(as) na ciência acadêmica e no cotidiano, possibilitando a troca de saberes no desenvolvimento de novas possibilidades e desafios nas relações étnico-raciais”. 


Estão previstas seis mesas-redondas “Enegrecendo o conhecimento no campo das Ciências”; “Saberes e Produção da Ciência Afrocentrada na Academia”; “Ciência Negra e Circularidade dos Saberes-Fazeres-Poderes Afrodiaspóricos”; “Territorialidades e Identidades Negras na Roda das Ciências Humanas”; “Ética-Estética Negra na Roda da Vida”; e “As Possibilidades e os Desafios da Ciência Negra”.


Entre os participantes, estão confirmados nomes como Muniz Sodré (UFRJ), Maria Andrea Soares (UNILAB),  Julvan Moreira (UFJF), Míriam Cristine Alves (diretora da ADUFPel), André Luis Pereira (IFSul), Mestre Cláudio (RJ).


Trabalham na organização do evento o professor Cláudio Carle (PPGAnt/UFPel), professora Angelita Hentges (PPGCiTeD/IFsul), professor Manoel Soares (Dança-Licenciatura/UFPel), Marielda Barcelos (Doutoranda PPGAnt), Cícero Oliveira (Doutorando PPGAnt) e a professora Miriam Cristiane Alves (Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO-FAMED/UFPel).


As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.


Saiba mais na Página do Facebook da Semana.


Assessoria ADUFPel com informações e imagem de Semana da Com Ciência Negra e de William Machado


Veja Também

  • relacionada

    Comando Local de Greve realiza primeiras reuniões na sede da ADUFPel

  • relacionada

    Posicionamento do Comando Local de Greve sobre convocações para reuniões nas Unidades Acad...

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de acolhida e debate sobre reivindicações do movimento co...

  • relacionada

    Comando Nacional de Greve do ANDES-SN é instalado; Confira o quadro da greve

  • relacionada

    Assembleia da ADUFPel instala Comando Local de Greve e planeja ações para consolidação da ...

  • relacionada

    Entre em contato com o Comando Local de Greve

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.