ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Inscrições para seminário sobre impactos da mineração no RS estão abertas

O Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) do ANDES-SN promoverá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Rio Grande e São José do Norte, a segunda edição do Seminário Regional Sobre os Impactos dos Projetos de Mineração e o Primeiro Encontro sobre Impactos da Mineração no(a)s Pescadore(a)s Artesanais. Os eventos são organizados com o apoio da ADUFPel-SSind, Aprofurg, Sindoif, Sesunipampa, Sedufsm e Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Para inscrever-se clique aqui e preencha o formulário online.


A abertura do I Encontro sobre Impactos da Mineração no(a)s Pescadore(a)s Artesanais será no auditório do Hospital Universitário (HU) em Rio Grande, no dia 13, às 14h. A primeira mesa redonda ocorrerá às 14h30 e terá como tema “Impactos da Mineração sobre os Territórios Pesqueiros”. O debate contará com a participação do Sr. Dinarte Silva (pescador-agricultor de São José do Norte), do professor doutor Caio Floriano dos Santos (FURG), e do doutor Roberto Adrian Ribaric (pesquisador apoiador do MPP), com a coordenação de Viviane Machado Alves (MPP/RS). Às 17h, terá lugar a mesa “A Luta dos Pescadores por seus Territórios”, com o doutor Cristiano Quaresma (pesquisador apoiador do MPP), Maria da Dores Pereira (MPP/MG), Cláudio de Araújo Nunes (MPP Nacional).


No mesmo dia, às 19h30, haverá a abertura do II Seminário Regional Sobre os Impactos dos Projetos de Mineração: O que sabemos? Para onde vamos?, que tratará da contextualização da temática na luta Sindical do ANDES-SN/GTPAUA, com representante do GT nacional e da Aprofurg. A conferência de abertura acontece logo após, às 20h, sobre o tema “Mineração: Educação do Campo e Conflitos Territoriais na Região do Carajás” e terá a participação de Haroldo de Souza (Unifesspa).


No dia 14, também no auditório do HU, o Seminário tem continuidade com a mesa redonda “Panorama da Mineração no Brasil”, às 9h. Os convidados são: Márcio Zonta (MAM), Elenice Aparecida Coutinho (PGDR - UFRGS) e Adenisia da Silva Sena (MPP/ES). Em seguida, será exibido o documentário “Dossiê Viventes - O Pampa Viverá”. Logo após, às 14h, ocorre o debate “Impactos da Mineração em Zonas Portuárias”, com Ricardo Díaz Cortés (presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente de Antofagasta, Chile), Sério Botton Barcellos (FURG/Aprofurg) e Geovane Martins Teixeira (Sindiágua). Às 19h, a reunião de articulação “Construção de Estratégias de Luta com os atores locais” encerra a programação do dia.


No último dia de evento (15), às 8h, haverá saída para visitação às comunidades potencialmente afetadas pelo Projeto Retiro. Após a visita, serão realizadas falas de representantes das entidades envolvidas na organização e convidados, seguidas de almoço na comunidade do Estreito.



Confira aqui a programação completa:




Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.