ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Lista tríplice para reitoria da UFSM não terá candidato que atravessou o pleito

O nome do reitor eleito, Luciano Schuch, será acompanhado  por Martha Adaime e Cristina Nogueira na lista tríplice reiterada pelo Colégio eleitoral da Universidade Federal de Santa Maria. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, em uma transmissão ao vivo acompanhada por mais de 600 pessoas.

 

O acompanhamento massivo não veio sem motivo. No dia anterior, membros da comunidade acadêmica repercutiram o coro "Ô conselheiro, se engane não. Tem candidato que quer intervenção". A manifestação se dirigia a um dos candidatos, Rogério Koff, que atravessou os processos eleitorais na tentativa de ser nomeado para a lista.

 

O pleito na UFSM ocorre em duas etapas. Na primeira, os candidatos inscritos passam por uma pesquisa de opinião eletrônica na qual participam docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação. Na segunda, os nomes levantados são encaminhados para a eleição nos Conselhos Superiores, sendo o padrão ratificar a escolha da maioria da comunidade acadêmica. No caso, participaram os professores Luciano Schuch, Cristina Nogueira e Martha Adaime, sendo Schuch o mais votado, com 55,41% dos votos.

 

No entanto, ao encaminhar o resultado para os Conselhos, foram acrescidos os nomes dos professores Rogério Ferrer Koff e Genesio Mario da Rosa, respectivamente para os cargos de reitor e vice-reitor. A inclusão arbitrária ignora a consulta coletiva e fere a democracia universitária.

 

Em sua mobilização conjunta, as entidades representativas reivindicaram que as candidaturas que não debateram suas propostas com a comunidade e não se colocaram sob seu aval na etapa da pesquisa, não fossem eleitas para a lista tríplice.

 

Ao final, o professor Schuch permaneceu com a votação mais expressiva, com 42 votos, enquanto as professoras Martha e Cristina obtiveram 32 e 29 votos cada. Rogério Koff ainda recebeu 17 votos, insuficientes para a lista. O resultado foi celebrado no chat da live com a hashtag #VivaADemocracia. Participaram da votação representantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores.

 

Encontro discute interventores nas instituições de ensino

 

O desafio enfrentado pela UFSM não é novidade. Conforme o ANDES-SN, são cerca de 20 instituições federais de ensino entre universidades, institutos e centros federais estão sob intervenção no país.

 

O tema será discutido durante o XXII Encontro Regional RS do ANDES-SN. Na mês do dia 7 de agosto, a partir das 9h, as professoras Rúbia Vogt Rúbia Vogt (ANDES/UFRGS), Celeste Pereira (ADUFPel), Claudia Marques Roma(UFGD) e o professor Bruno Matias da Rocha (ADUFC) integram a mesa “Autonomia e Intervenções nas IFES e a reforma administrativa”.

 

Para participar, inscreva-se antecipadamente aqui.


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

  • relacionada

    ADUFPel convoca Assembleia Geral Extraordinária para 25 de abril

  • relacionada

    Comando Local de Greve esteve presente em atividade sobre 60 anos do Golpe de 1964

  • relacionada

    Parecer Jurídico sobre: direito à greve, frequência e recuperação de aulas

  • relacionada

    Assembleias da ADUFPel terão intérprete de Libras

  • relacionada

    Greve pressiona, mas governo mantém 0% de reajuste em 2024 e não apresenta reestruturação ...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.