ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Último dia do 14° Conad Extraordinário do ANDES-SN termina com movimento docente dividido

No domingo (13), dando continuidade ao 14° Conad Extraordinário do ANDES-SN no auditório do Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade (ADUnB) em Brasília, os e as docentes participaram pela manhã do início das discussões da plenária do Tema II, para tratar e encaminhar os debates feitos pelos grupos mistos na noite de ontem. O movimento ficou dividido, mas sinalizando para desfiliação da CSP-Conlutas do Sindicato Nacional.


A plenária foi presidida por Jennifer Webb Santos - 3° tesoureira do ANDES-SN; vice-presidida por Fernando Corrêa Prado - 1° secretário da Regional Sul e composta por Luiz Blume como 1° secretário e Neila Nunes de 2° secretária. Com 40 falas contempladas, trazendo a análises dos e das participantes sobre a atuação da central sindical no ANDES-SN, a proposta de desfiliação da CSP-Conlutas teve 37 votos favoráveis, 22 contrários e 05 abstenções. 


Segundo Celeste Pereira, secretária geral da ADUFPel, que participou do encontro como delegada: “o que foi aprovado, foi a indicação de desfiliação para ser levada ao 41º Congresso, instância máxima de deliberação por sua composição amplamente representativa da base do sindicato, que será realizado em fevereiro de 2023 no Acre. Mas até lá debates e assembleias devem acontecer nas seções sindicais. O mais importante, nesse sentido, é refletirmos melhor o contexto e esse é o elemento central do debate”.


Encerramento

Após a fala da comissão de enfrentamento ao assédio, que afirmou não ter ocorrido nenhum caso no Conad e ainda destacou a importância da categoria seguir melhorando as relações entre seus pares, as moções começaram a ser apresentadas. 


A mesa foi composta pela presidenta do Sindicato Nacional, Rivânia Moura, pela secretária-geral Regina Ávila, pelo 1º tesoureiro, Amauri Fragoso, pela 1ª vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro, Elizabeth Barbosa, e pela presidenta da Adunb SSind., Eliene Rocha e foi marcada pela aprovação das moções expostas.


A Carta de Brasília apontou que “é preciso seguir na luta em unidade com a classe trabalhadora pela defesa da democracia, dos nossos direitos por respeito ao resultado das eleições e, fundamentalmente, preparar para enfrentar a extrema-direita que está organizada e desafia a colocar nosso vigor político a serviço de um projeto societário, humano efetivamente emancipado”.


“A reorganização da classe está na ordem do dia. As ameaças à democracia e a barbárie instaladas são desafios dos mais importantes que temos pela frente e esse processo se apresenta num patamar avançado na luta de classes. O 41º Congresso do ANDES-SN, a partir da indicação deste Conad definirá os rumos para o avanço da unidade tão necessária em direção à destruição da ordem do capital e vamos vencer, em unidade porque temos o acúmulo enraizado na construção histórica que este Sindicato consolidou com protagonismo há 41 anos”, destacou.


“Seguiremos com o Plano de Lutas que a categoria vai aprovar para o próximo período com nossos princípios: um sindicato que se constrói e se fortalece pela base, com autonomia e independência de classe!”, conclui o documento.


Terminada a leitura, a presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura, declarou encerrado o 14º Conad do ANDES-SN, com a palavra de ordem "Com racismo, não há democracia!".


Assessoria ADUFPel, com informações ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

  • relacionada

    ADUFPel convoca Assembleia Geral Extraordinária para 25 de abril

  • relacionada

    Comando Local de Greve esteve presente em atividade sobre 60 anos do Golpe de 1964

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.