ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Macron sanciona reforma da Previdência e sindicatos convocam novos protestos na França

Emmanuel Macron, presidente da França, sancionou no último sábado (15), a reforma da previdência que, entre outros ataques à classe trabalhadora, aumenta a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos. Após uma manobra política, Macron aprovou a medida e conseguiu, no dia 14, o aval do Conselho Constitucional francês para validar as alterações. 

A reforma vem sendo duramente criticada pela população que, há três meses, protesta nas ruas de todo o país em defesa de seus direitos de aposentadoria. Centrais sindicais já convocaram novas greves e manifestações para as próximas semanas.

Na avaliação das centrais sindicais, o texto promulgado é ainda pior do que o original, uma vez que o Conselho Constitucional vetou seis artigos da lei, que tratavam de questões como emprego de idosos, direito à informação, dificuldade dos trabalhadores contratados pelo serviço público, entre outros.

Em 3 de maio, o Tribunal Constitucional deve se pronunciar sobre um pedido da oposição de esquerda para organizar um referendo sobre limitar a idade de aposentadoria a 62 anos.

As centrais sindicais já anunciaram novos protestos e greves para esta quinta-feira (20) e para o dia 28 de abril e convocaram uma mobilização excepcional para o 1º de maio, Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. 

“O [comitê] intersindical convoca todos os trabalhadores, jovens e aposentados a fazer, do dia 1º de maio de 2023, um dia excepcional e popular de mobilização contra a reforma da Previdência e pela justiça social. Essa mobilização intersindical unida sobre trabalho e previdência é histórica em nosso país, demonstra a importância de termos respostas que atendam aos desafios sociais e ambientais”, diz a convocatória divulgada pelas entidades sindicais, em tradução livre.

Fonte: ANDES-SN, com informações da CGT Francesa e da Solidaires.

Foto: @cybelesud

Veja Também

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

  • relacionada

    Contribuição previdenciária de aposentadas, aposentados e pensionistas - o que está em deb...

  • relacionada

    Nota de Repúdio ADUFPel sobre reintegração de posse do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Co...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda fim da greve e o retorno das aulas na UFPel

  • relacionada

    Em novembro, ANDES-SN realiza seminário e curso de formação sindical sobre os 60 anos do g...

  • relacionada

    CCJ do Senado adia análise do Marco Temporal para outubro

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.